Eleitores que votam em Curitiba terão ônibus de graça neste domingo

A linha turismo, no entanto, vai custar R$ 50, de acordo com a URBS

Neste domingo (02), em virtude das eleições, Curitiba terá transporte público gratuitamente. O passe livre vale para todas as linhas em todos os horários, com exceção da de Turismo, que vai operar a R$ 50, segundo a URBS.

O horário de funcionamento vai obedecer a tabela que opera no sábado para facilitar o deslocamento dos eleitores que votam na capital. A votação acontece das 8h às 17h em todo Brasil.

A gratuidade do transporte neste dia está prevista no decreto número 1430/2022 e, como o voto é obrigatório para eleitores entre 18 e 70 anos a movimentação deve ser grande nos principais terminais da cidade.

Confira no site da URBS os horários e linhas disponíveis.

Para votar

No dia da eleição é necessário levar documento oficial com foto e título de eleitor (impresso ou digital). Não será permita a entrada com celulares nas cabinas de votação.

Para quem deseja manifestar apoio para candidato ou partido pode fazer, desde que seja uma forma silenciosa. É permitido ir votar com boton, adesivo, camiseta, boné ou outros adereços que identifiquem a preferência política, desde que isso seja feita de forma individual.

Onde votar

Caso eleitor tenha dúvida sobre a zona e seção eleitoral pode acessar o site do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Para outras informações leia a reportagem do Dr. Jacaré.

Por que explicamos: O Dr. Jacaré apura conteúdos sobre as eleições de 2022 no Paraná. A seção Dr. Jacaré Explica é utilizada para a divulgação de informações a partir de temas que estão causando confusão, como é o caso do funcionamento dos ônibus.

Outras checagens: Recentemente, o Projeto Comprova publicou diversos conteúdos para que os eleitores estejam munidos de informações na hora de decidir o voto. Recentemente, o Dr. Jacaré checou a afirmação em vídeo sobre camarote no comício de Lula (PT) em Curitiba ser pago com dinheiro público, que é falsa; a afirmação falsa feita por Reis em outro vídeo sobre construção de muro para comício do ex-presidente Lula (PT) em Curitiba; o vídeo que circula nas redes sociais com o apresentador Ratinho afirmando apoio de Lula para a candidatura de Ratinho Júnior é de 2012

Em outras verificações, o Dr. Jacaré já esclareceu que era enganosa uma postagem afirmando o apoio do partido Novo para Moro como candidato ao Senado; que Sergio Moro e o ex-presidente Lula não são aliados; que um post tirou de contexto fala do candidato a governador do Paraná Roberto Requião (PT) para atacar credibilidade de pesquisas eleitorais; que é falsa a exposição de dinheiro recuperado pela Polícia Federal em Curitiba; e que “Boca Aberta” não é candidato ao Senado; ao contrário do que sugere post.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima