Moro e Lula não são aliados, ao contrário do que sugere post

É uma sátira o suposto santinho compartilhado em redes sociais que insinua apoio político entre Moro e Lula

Sátira

RESUMO DA CONCLUSÃO: É uma sátira o suposto santinho compartilhado em redes sociais que insinua o apoio político entre o ex-juiz Sergio Moro e o candidato a presidente Lula (PT). Trata-se de uma montagem que circulou on-line a partir da desistência do deputado federal Luciano Bivar da candidatura à Presidência da República pelo União Brasil. As assessorias de Moro e Lula negam qualquer apoio entre eles. 


Conteúdo investigado: Conteúdo postado em redes sociais com a imagem de um santinho, material de propaganda comumente usado em campanhas eleitorais, mostra Sergio Moro, como candidato ao senado pelo Paraná, ao lado de Luiz Inácio Lula da Silva – como candidato a presidente. A imagem também traz o slogan “Agora é Moro no Senado com Lula Presidente” e uma foto da cidade de Maringá.

Onde foi publicado: Facebook, Instagram e Twitter.

Conclusão da verificação: O santinho compartilhado em redes sociais que sugere existir apoio político entre Sergio Moro e Lula é uma sátira. Trata-se de uma montagem que circulou on-line a partir de 31 de julho, quando Luciano Bivar, deputado federal e presidente nacional do União Brasil, oficializou não ser candidato à Presidência da República

Com a desistência de Bivar, surgiram rumores sobre uma aliança entre o partido União Brasil com o Partido dos Trabalhadores (PT). Sergio Moro concorre à eleição para senador do Paraná pelo União Brasil, e o PT é o partido pelo qual Lula é candidato a presidente. 

Essa aliança resultaria no apoio entre o ex-juiz e o ex-presidente, mas as assessorias dos candidatos negam qualquer apoio entre os dois. O União Brasil também oficializou Soraya Thronicke, senadora do Mato Grosso do Sul, como candidata à Presidência da República em 5 de agosto. Ou seja, a aliança entre os partidos citados não aconteceu.

A foto de Moro utilizada aparece em matérias jornalísticas (Jornal da Paraíba, Correio Paulista e Paraná Portal) e foi retirada de redes sociais (Twitter e Facebook). A de Lula aparece em reportagens jornalísticas, creditada ao fotógrafo Ricardo Stuckert como imagem fornecida pelo PT para divulgação. Nenhuma das fotografias foi produzida para o material.

O Dr. Jacaré classifica como sátira todos os memes, paródias e imitações publicados com intuito de fazer humor, mas que estão sendo tomados por verdadeiros.

Alcance da publicação: O Dr. Jacaré investiga conteúdos suspeitos de maior alcance nas redes sociais. Até o dia 22 de agosto, posts no Instagram com a mesma imagem alcançaram cerca de 79 mil interações, e no Facebook mais de 2 mil. A postagem da TV Afiada no Instagram soma 19,4 mil curtidas e 5,5 mil comentários até essa data. No Twitter, a montagem foi compartilhada por diversos usuários. Uma das postagens, que questiona a veracidade da imagem, alcançou mais de 6 mil interações, entre comentários, curtidas e compartilhamentos.

O que diz o autor da publicação: Em entrevista por e-mail, a equipe da TV Afiada afirmou que o santinho é uma sátira e que não foi criado por eles, mas sim compartilhado a partir de outra publicação encontrada no Instagram. A TV afiada explicou que o objetivo da publicação foi “ironizar a trajetória do ex-juiz Sergio Moro ao ver seu partido apoiando o ex-presidente Lula e, com isso, gerar comentários entre nossos amigos navegantes (seguidores) que estão acostumados com esse tipo de humor”. 

Como verificamos: Após a equipe do Dr. Jacaré receber uma denúncia sobre a viralização do santinho no Instagram da TV Afiada, conferimos se o conteúdo aparecia em outras postagens a partir da busca reversa de imagens do Google. A ferramenta permite que a pesquisa seja feita a partir de fotos e pode dar pistas sobre o real contexto do conteúdo investigado. O resultado mostrou centenas de postagens e compartilhamentos do santinho em redes sociais. 

Também foi usado o aplicativo Crowdtangle para conferir outras postagens e os índices de viralização no Instagram e Facebook. Com isso, descobrimos que o santinho circulava nas redes sociais desde o dia 31 de julho – antes mesmo da data em que foi parar no instagram da TV Afiada – e que existem postagens e compartilhamentos utilizando a imagem como informação verdadeira, além de comentários questionando se o apoio entre Moro e Lula é real.

Em seguida, foi pesquisado se já existiam verificações sobre o conteúdo com busca no Google, utilizando as palavras “Moro”, “apoio”, “Lula” e “falso”. O resultado mostrou links que desmentiram conteúdos similares (Yahoo Notícias, Fato ou Fake, e Boatos.org).

Nossa equipe entrou em contato com as assessorias de Sergio Moro e de Lula, pelo WhatsApp, e questionou se o apoio entre os candidatos era verdadeiro. Ambas negaram. Ainda entrevistamos por e-mail a equipe da TV Afiada, que disse não ter criado o santinho e apenas compartilhou o conteúdo para ironizar a trajetória do ex-juiz de Curitiba. 

Por que investigamos: O Dr. Jacaré investiga conteúdos suspeitos relacionados às eleições estaduais no Paraná, principalmente os que viralizam on-line. Publicações falsas (fake news) que apoiam ou atacam candidaturas, mesmo que em forma de piada, podem prejudicar a decisão de voto das pessoas e influenciar o resultado das eleições. Verificar esses conteúdos ajuda a manter o debate saudável em torno das eleições.

Outras checagens sobre o tema: Em agosto deste ano, agências de checagem como Yahoo Notícias, Fato ou Fake e Boatos.org desmentiram conteúdos similares à peça de desinformação verificada pelo Dr. Jacaré. Não foram encontradas verificações a respeito do meme veiculado pela TV Afiada.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima