Plural lança Dr. Jacaré para checar conteúdos suspeitos sobre as eleições no Paraná

Iniciativa Dr. Jacaré vai investigar e publicar verificações, além de materiais explicativos sobre fake news

A partir de agosto, o Plural investiga conteúdos suspeitos sobre as eleições estaduais no Paraná. A iniciativa, intitulada de Dr. Jacaré, tem como objetivo identificar e enfraquecer a disseminação de desinformação relacionada às eleições paranaenses e utiliza metodologia de checagem inspirada no Comprova, projeto de fact-checking que reúne 42 veículos de todo o Brasil. 

Além das verificações, que serão publicadas semanalmente pelo Plural, o Dr. Jacaré irá produzir materiais explicativos sobre temas relacionados à política do Paraná que estejam viralizando e causando confusão na internet. A ideia é que o eleitor chegue bem informado até às urnas em 2 de outubro. 

Durante os meses que antecedem a votação no estado, o Dr. Jacaré vai investigar – de maneira precisa e responsável – especulações e rumores que estejam se espalhando rapidamente, e que tenham como foco as eleições no Paraná.

A equipe do Dr. Jacaré ficará responsável pelo monitoramento, seleção e apuração dos textos, vídeos, imagens e gráficos que podem surgir em sites hiperpartidários, nas redes sociais e mensagens compartilhadas em grupos de WhatsApp e Telegram.  

Assim como o Projeto Comprova, o Dr. Jacaré segue cinco princípios orientadores para realizar todo o trabalho da verificação: rigor, integridade e imparcialidade, independência, transparência e responsabilidade ética.

Etiquetas do Dr. Jacaré

O Dr. Jacaré utiliza selos para deixar claro as conclusões encontradas. A ideia é que esses selos sejam simples e objetivos, para ajudar  o leitor na compreensão do resultado das verificações. 

Não é bem assim: Conteúdo enganoso retirado do contexto original e usado de modo que seu significado sofra alterações; que usa dados imprecisos ou que induz a uma interpretação diferente da intenção de seu autor; conteúdo que confunde, com ou sem a intenção deliberada de causar dano.

Falso: Conteúdo inventado ou que tenha sofrido edições para mudar o seu significado original e divulgado de modo deliberado para espalhar uma falsidade.

Sátira: Memes, paródias e imitações publicadas com intuito de fazer humor, mas que estão sendo  tomados por verdadeiros.

Verdade: Conteúdo comprovado; fato verdadeiro; evento confirmado; localização comprovada; ou conteúdo original publicado sem edição.

Encontrou um conteúdo suspeito? Envie ao Dr. Jacaré

As eleições podem ser mais transparentes com sua ajuda. O Plural irá manter um canal de denúncias para a população encaminhar sugestões de conteúdos suspeitos que podem ser verificados. 

Para fazer uma sugestão ao Dr. Jacaré, basta enviar uma mensagem pelo WhatsApp para o número (41) 98811-0753 ou um e-mail para o endereço [email protected]

Contribua com o Plural para a cobertura das eleições

O Plural lançou uma campanha de arrecadação para cobertura eleitoral. Veja aqui todos os detalhes. Qualquer contribuição é bem-vinda. Se você acredita na importância do jornalismo para a cidadania e o governo democrático, venha com a gente!

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima