É enganosa postagem que afirma apoio do partido Novo para Moro como candidato ao Senado

Encontro do Novo com Moro ocorreu em 30 de agosto, mas apoio foi declarado individualmente pelos filiados do partido

Não é bem assim

RESUMO DA CONCLUSÃO: É enganosa a publicação que afirma o apoio do partido Novo à candidatura do ex-juiz Sergio Moro (União Brasil) ao Senado pelo Paraná. Em um encontro que ocorreu dia 30 de agosto, alguns filiados do partido declaram individualmente apoiar Moro.


Conteúdo investigado: Postagem de blog de 30 de agosto afirma que o partido Novo declarou apoio para Sergio Moro (União Brasil), que disputa vaga no Senado pelo Paraná, em um café da manhã que aconteceu na cidade de Curitiba. O texto afirma que, no evento, os candidatos da legenda “endossaram apoio” a Moro para o Senado Federal.

Onde foi publicado: Blog, Facebook e Twitter.

Conclusão do Dr. Jacaré: Não é bem assim. É enganoso o conteúdo publicado em blog e redes sociais que sugere o apoio oficial do partido Novo no Paraná ao candidato Sergio Moro (União Brasil) ao Senado. 

Conforme resposta de Juliano Tetto, presidente do Novo no Paraná, ao Dr. Jacaré, o apoio declarado foi de integrantes da legenda, e não um posicionamento oficial do partido. Apesar disso, Tetto não informou quais integrantes do Novo declararam esse apoio, que supostamente teria sido anunciado em café da manhã que aconteceu dia 30 de agosto em Curitiba.

O presidente do diretório no Paraná enviou o link com matéria publicada pelo jornal Gazeta do Povo no mesmo dia em que o suposto evento foi realizado e afirmou que “o corpo [da reportagem] deixa claro que o apoio é pessoal, de dirigentes, candidatos e mandatários do Novo”, e que não foi formalizada coligação ou aliança. Ele ainda ressaltou que o título da matéria, “Partido Novo anuncia apoio a Sergio Moro para o Senado”, não é preciso.

A publicação, entre outras informações, traz no texto: “partido que, geralmente, não faz coligações ou alianças eleitorais, o Novo do Paraná abriu uma exceção e anunciou apoio à candidatura de Sergio Moro (União) ao Senado”. Além disso, cita que Tetto teria dito que “participaram do encontro com Moro as vereadoras de Curitiba Indiara Barbosa e Amália Tortato e 18 candidatos a deputado da sigla”.

Procurada pelo Dr. Jacaré, a assessoria de imprensa de Barbosa confirmou que a vereadora foi convidada para o café da manhã, mas que não compareceu porque está grávida e trata-se de gestação de risco. Assim, sua agenda passa por restrições. 

A assessoria de Barbosa ainda afirmou que o evento foi organizado pelo diretório estadual do Novo e que não houve envolvimento dela na articulação dessa questão.

Não foram encontrados materiais divulgando o evento antes de 30 de agosto, como convites ou comunicados públicos. Por isso,Tetto foi entrevistado com o objetivo de esclarecer detalhes do encontro, quais teriam sido os participantes e informações sobre o suposto apoio declarado. Em resposta, ele afirmou ser “desnecessário” esclarecer detalhes ou fornecer as informações solicitadas pelo Dr. Jacaré. Complementou dizendo que “o assunto já está superado”, que todos os presentes [que estiveram nesse café da manhã] postaram em suas redes sociais, e que Moro teria postado um vídeo junto com eles. 

Não foi encontrada nenhuma postagem relativa aos apoios individuais nas redes sociais de Moro, Barbosa e Tortato até dia 14 de setembro, bem como nenhum vídeo sobre o encontro nas redes sociais do ex-juiz.

A ata da convenção do partido Novo no Paraná de 20 de julho, disponível no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), confirma que não existe coligação partidária envolvendo o cargo de senador para as eleições de 2022. O texto do documento diz que “a convenção estadual decidiu não fazer coligações e que lançará candidatos apenas aos cargos de Deputados Federais e Deputados Estaduais”. 

Para o Dr. Jacaré, é enganoso o conteúdo retirado do contexto original e usado de modo que seu significado sofra alterações; que usa dados imprecisos ou que induz a uma interpretação diferente da intenção de seu autor; conteúdo que confunde, com ou sem a intenção deliberada de causar dano.

Alcance da publicação: O Dr. Jacaré investiga conteúdos suspeitos de maior alcance nas redes sociais. Conteúdos de desinformação com alto potencial de enganar eleitores também são verificados por nossa equipe. Até o dia 14 de setembro, uma postagem do material investigado na rede Facebook contava com 171 interações, e no Instagram duas postagens com o mesmo conteúdo somavam mais de 50 interações. Não foi possível obter os dados de acesso do blog com o texto original. 

O que diz o autor da publicação: O blog responsável pela publicação verificada se define como um “portal de notícias independentes do Brasil” e costuma divulgar conteúdos sobre política e economia. Não existe informação sobre o jornalista responsável, apenas um primeiro nome feminino e a afirmação de que se trata de uma ex-editora de uma revista. O Dr. Jacaré entrou em contato com os responsáveis pelo blog por meio do Facebook e Instagram, mas não houve retorno até o fechamento desta checagem.

Como verificamos: A partir do conteúdo da postagem investigada, o Dr. Jacaré pesquisou no Google por informações sobre o café da manhã que reuniu Moro e integrantes do partido Novo. Como não foi encontrado nenhum comunicado ou convite oficial relativo ao evento antes da própria data do acontecimento, dia 30 de agosto, foram solicitadas declarações e entrevistas aos envolvidos.

Juliano Tetto respondeu em nome do partido Novo no Paraná. Porém, considerou desnecessário esclarecer questionamentos relativos a detalhes do evento, bem como dos presentes, ou mesmo sobre o contexto político em que o apoio foi declarado. 

Como o presidente do Novo no Paraná também disse que os presentes teriam publicado conteúdos sobre o café da manhã em suas redes sociais, foram conferidos os perfis oficiais das duas candidatas citadas pela Gazeta do Povo. Amália Tortato não respondeu, já a assessoria de Indiara Barbosa disse que ela não foi ao encontro organizado pelo diretório estadual do partido.

Tetto afirmou que não conhece o blog que publicou o conteúdo investigado. A assessoria de Moro também foi procurada, mas não respondeu qualquer pergunta até o fechamento dessa checagem. 

Por que investigamos: O Dr. Jacaré investiga conteúdos suspeitos relacionados às eleições estaduais no Paraná, principalmente os que viralizam on-line. Publicações falsas (fake news) que apoiam ou atacam candidaturas, podem prejudicar a decisão de voto das pessoas e influenciar o resultado das eleições. Verificar esses conteúdos ajuda a manter o debate saudável em torno das eleições.

Outras checagens sobre o tema: Uma sugestão de apoio político, que não é clara sobre representar todo um partido ou apenas filiados individualmente, pode confundir o eleitor. Em agosto deste ano, o Dr. Jacaré mostrou que Sergio Moro e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não são aliados, por exemplo.

Em outras verificações recentes, o Dr. Jacaré esclareceu que um post tirou de contexto fala do candidato a governador do Paraná Roberto Requião (PT) para atacar credibilidade de pesquisas eleitorais, que é falsa a exposição de dinheiro recuperado pela Polícia Federal em Curitiba, e que “Boca Aberta” não é candidato ao Senado; ao contrário do que sugere post.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima