Falso
RESUMO DA CONCLUSÃO: É falsa a suposta exposição de dinheiro recuperado em governos do Partido dos Trabalhadores (PT) feita pela Polícia Federal (PF) no centro de Curitiba. O vídeo apresentado na postagem é de 2017 e mostra pilhas de dinheiro de uma ação promocional do filme “Polícia Federal – A Lei é Para Todos”.
Conteúdo investigado: Postagem com vídeo de cerca de dois minutos que mostra pilhas grandes de dinheiro no centro de Curitiba. A legenda do post alega que se trata de uma exposição com dinheiro que teria sido roubado durante as administrações petistas e recuperado em operações da PF.
Onde foi publicado: Facebook, Instagram e Twitter.
Conclusão da verificação: É falso o conteúdo publicado em redes sociais falando sobre uma suposta exposição no centro de Curitiba, feita pela Polícia Federal, com o dinheiro recuperado de roubos durante as gestões do PT. Na verdade, as imagens do vídeo mostram pilhas de dinheiro falso usadas em uma ação promocional para o lançamento do filme “Polícia Federal – A Lei é Para Todos”, que aconteceu em 2017.
O filme foi inspirado no livro homônimo sobre os bastidores da operação da Lava Jato, dos autores Carlos Graieb e Ana Maria Santos. Entre os personagens estão o ex-juiz Sergio Moro, os ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff, ambos do PT, e também Marcelo Odebrecht, Alberto Youssef e Newton Ishii (o “japonês da Federal”). A produção do longa-metragem custou R$16 milhões, valor financiado inteiramente por investidores privados.
Já a postagem com conteúdo de desinformação verificada reaparece de tempos em tempos e mostra um vídeo com imagens da ação promocional do lançamento do filme, associado com um texto sobre uma exposição que nunca existiu. Começou a circular nas redes sociais em agosto de 2017, antes das últimas eleições em 2018. Depois voltou em diferentes momentos. Em novembro de 2020, chegou a ser compartilhada no Facebook de Alvaro Dias, candidato à reeleição para senador (esse post soma mais de 44 mil visualizações). Agora, antes das eleições de 2022, a postagem está sendo compartilhada novamente por apoiadores do atual presidente.
O Dr. Jacaré classifica como falso todo conteúdo inventado ou que tenha sofrido edições para mudar o seu significado original e divulgado de modo deliberado para espalhar uma falsidade.
Alcance da publicação: O Dr. Jacaré investiga conteúdos suspeitos de maior alcance nas redes sociais. Até o dia 31 de agosto, postagens de 2022 com o mesmo texto, ou similar, e o mesmo vídeo somavam 10,3 mil interações no Facebook. Na mesma rede, o post do senador Álvaro Dias, de novembro de 2020, chegou a mais de 44 mil visualizações. No Twitter, apenas no mês de agosto deste ano, o vídeo ultrapassou duas mil visualizações, e uma única postagem alcançou mais de 19 mil visualizações em 2021.
O que diz o autor da publicação: Procurado pelo Dr. Jacaré, o dono do perfil do Facebook, que compartilhou o vídeo em 16 de agosto deste ano, não respondeu qual a intenção da postagem nem se sabia se tratar de informação falsa (apesar de a plataforma alertar sobre isso na própria postagem).
Como verificamos: O Dr. Jacaré fez uma busca no Google por termos que estão na legenda da postagem (vídeo, pilha, dinheiro e curitiba) e descobriu reportagens, de agosto de 2017, falando sobre as pilhas de dinheiro, as mesmas mostradas do vídeo que faz parte da postagem investigada, e afirmam se tratar de uma promoção do filme “Polícia Federal – A Lei é Para Todos” na capital.
Alguns exemplos das publicações que falaram sobre o assunto são a da afiliada da Rede Globo no Paraná e do Paraná Portal, bem como conteúdo em sites de divulgação de materiais publicitários, como o Portal de Criação e o Janela Publicitária. A agência de marketing que idealizou a promoção também divulgou a ação em seu perfil no Facebook. Ainda foram descobertas verificações anteriores que classificaram o conteúdo como falso (como as feitas por Boatos.org, Aos Fatos, APF Checamos, e Agência Lupa).
Em uma busca pelos mesmos termos utilizados no Google, porém dentro do Facebook, o Dr. Jacaré também encontrou postagens de 2017 com o vídeo falando sobre a falsa exposição.
Por que investigamos: O Dr. Jacaré investiga conteúdos suspeitos relacionados às eleições estaduais no Paraná, principalmente os que viralizam on-line. Muitas peças de desinformação surgem a respeito da Lava Jato, operação que teve sede em Curitiba e influencia até hoje o cenário político do Brasil e do Paraná. Esses boatos e fake news podem confundir os eleitores, que devem tomar suas decisões a partir de informações confiáveis. Verificar esses conteúdos ajuda a manter o debate saudável em torno das eleições.
Outras checagens sobre o tema: Conteúdos de desinformação, mesmo quando antigos e já desmentidos, voltam a circular nas redes sociais com a proximidade das eleições. Eles ressurgem para favorecer ou atacar grupos ou candidaturas. Essa falsa exposição, por exemplo, foi verificada pelo site Boatos.org em novembro de 2020; pela Aos Fatos e APF Checamos em janeiro deste de 2022; e pela Agência Lupa em agosto de 2022.
Em verificações recentes, o Dr. Jacaré mostrou que o ex-juiz e candidato ao Senado Sergio Moro e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não são aliados, e que post tirou de contexto fala do candidato a governador do Paraná Roberto Requião (PT) para atacar credibilidade de pesquisas eleitorais.
Vcs misturaram dois eventos. As pilhas de dinheiro usadas como propaganda do filme ficaram expostas dentro do Shopping Estação próximo a área dos cinemas. As pilhas sobre o dinheiro roubado pelo PT, dando a ideia do volume que tal quantidade representava, foi exposta na frente do relógio da praça Osório, próximo da boca maldita. Não sei se vcs fizeram está confusão de propósito porque é bem suspeito confundir os dois eventos.