Federação PT-PV pede afastamento da presidente da FAS após abusos contra crianças em casa de acolhimento

Reportagem do Intercept Brasil revelou machucados em crianças acolhidas

Nesta segunda-feira (06) a federação PT-PV da Câmara de Vereadores fez requerimento pedindo afastamento da presidente da Fundação de Ação Social (FAS), Maria Alice Erthal, após denúncia do Intercept Brasil sobre abusos contra crianças em um abrigo de Curitiba.

A vereadora professora Josete (PT) pediu para que os colegas assinassem o requerimento, sob a justificativa de que não é a primeira vez em que há violação de direitos envolvendo a FAS.

O vereador Dalton Borba (Solidariedade) chegou a protocolar uma convocação para que Erthal se explicasse, mas retirou o documento depois que a liderança do governo se articulou para que ela fosse voluntariamente à Casa.

Rodrigo Reis (PL) chegou a falar que Erthal é uma das funcionárias “mais competentes” do quadro da FAS e chamou o caso de “incidente”. Osias Moraes (PRTB), também da base do governo, minimizou as denúncias de abusos contra crianças dizendo que falta capacitação para os servidores.

Leia também: Após fala criminosa, vereadores aliviam para presidente da FAS

Tico Kuzma (PSD), também no esforço para defender o governo Rafael Greca (PSD), afirmou que falta “sororidade” das vereadoras do PT em relação à Erthal.

Violação

Crianças relataram xingamentos, inclusive contra crianças autistas. A reportagem publicou imagens de ferimentos das crianças (leia o texto completo aqui).

Em agosto do ano passado um áudio de Erthal enviado a um grupo de trabalho da Fundação pedia que a Guarda Municipal de Curitiba fosse acionada para que pessoas em situação de rua sentissem “um pouquinho de medo” durante as abordagens sociais das equipes (ouça o áudio aqui).

Já em novembro de 2023 um homem identificado como Joares da Silva, de 29 anos, foi morto por um guarda municipal na Casa de Passagem do Rebouças.

Apesar da sequência de problemas graves em um curto período de tempo, tanto a bancada de situação na Câmara quanto o prefeito Rafael Greca protegem a presidente da FAS, que “abriu uma sindicância para apurar, com o máximo rigor, possíveis casos de maus-tratos na Casa do Piá I”.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima