Após fala criminosa, vereadores aliviam para presidente da FAS

Base de Greca troca convocação de Maria Alice Erthal por mero convite

A base do prefeito Rafael Greca (PSD) na Câmara de Curitiba está fazendo o possível para proteger a presidente da Fundação de Ação Social (FAS), Maria Alice Erthal, pega número áudio vazado dizendo que pretendia usar a Guarda Municipal para “dar medo” nos moradores de rua. O áudio foi revelado em primeira mão pelo Plural.

Além de defender a fala de Erthal, os vereadores leais ao prefeito conseguiram evitar que a presidente da FAS fosse convocada ao Legislativo para prestar explicações. A proposta de convocação havia sido protocolada por Professora Josete (PT), mas foi retirada depois de negociações.
O líder de Greca na Câmara, Tico Kuzma (PSD), se comprometeu a levar Erthal para falar sobre o assunto com os vereadores, desde que ao invés de “convocada” ela fosse apenas “convidada”. Ainda não há data para a conversa com os vereadores.

Nas sessões desta semana, vereadores da base do prefeito disseram não ver nenhum problema na fala da presidente da FAS. No áudio, de um grupo de WhatsAPP, ela diz que a situação em algumas ruas do centro está “um absurdo” com a presença de moradores de rua e ordena que sua equipe compareça com a presença de guardas municipais. Segundo ela, não era necessário “tirar na marra” mas era preciso “dar um pouco de medo” nos pobres.

Rodrigo Reis (União), bolsonarista que já quis tirar até o serviço de alimentação de pessoas de baixa renda do Centro, afirmou que é preciso mesmo “intimidar” os moradores de rua.

“A presença da Guarda Municipal é importante para intimidar as pessoas em situação de rua a não agredirem os funcionários da FAS. Que ela venha não por convocação, mas por convite, pois a fundação faz um trabalho espetacular”, afirmou.

Nessa terça (30), Erthal pediu desculpas tímidas num documento enviado ao Conselho Municipal de Assistência Social e disse que “usou mal as palavras”.

Sobre o/a autor/a

Compartilhe:

Leia também

À minha mãe

Aos 50 anos, a vida teve a ousadia de colocar um tumor no lugar onde minha mãe gerou seus dois filhos. Mas ela vai vencer

Leia mais »

Melhor jornal de Curitiba

Assine e apoie

Assinantes recebem nossa newsletter exclusiva

Rolar para cima