Vídeo com apresentador Ratinho afirmando apoio de Lula à candidatura de Ratinho Júnior é de 2012

Postagem circula fora de contexto; este ano, Ratinho Júnior concorre à reeleição por coligação que reúne partido de Jair Bolsonaro

Não é bem assim

RESUMO DA CONCLUSÃO: É enganosa a publicação com vídeo do apresentador de TV Ratinho afirmando que seu filho, Ratinho Júnior (PSD), teria o apoio do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A postagem não esclarece que o vídeo foi produzido durante a campanha eleitoral de 2012, quando o filho do apresentador era candidato à prefeitura de Curitiba. 


Conteúdo investigado: Postagem feita no TikTok com vídeo de 30 segundos em que o apresentador de TV Ratinho (pai de Ratinho Júnior, candidato à reeleição para governador do Paraná), pede votos para o filho afirmando que o mesmo teria o apoio do ex-presidente Lula. No material, o apresentador também diz ser amigo pessoal de Lula e que Ratinho Júnior sempre votou a favor dos projetos sociais da ex-presidente Dilma Rousseff (PT).

Onde foi publicado: TikTok, YouTube e site.

Conclusão da verificação: Não é bem assim. É enganosa a postagem com vídeo de 30 segundos em que o apresentador de TV Ratinho pede votos para seu filho e afirma que o candidato tem o apoio do ex-presidente Lula. Em várias reportagens, como a publicada pela revista Veja, pelo UOL, e mesmo em entrevista em vídeo para o UOL (todas do ano de 2012), o apresentador de TV afirmou ser amigo pessoal do ex-presidente Lula. 

Contudo, o vídeo está circulando nas redes sociais fora de contexto, ou seja: não existe explicação sobre a data em que as imagens foram produzidas; não existe assinatura de partido político ou coligação; e a fala do apresentador não deixa claro a qual cargo seu filho estaria concorrendo. Também não é informada a data em que o material foi gravado.

Apenas assistindo ao vídeo, não fica claro se Lula apoia atualmente Ratinho Júnior, hoje filiado ao Partido Social Democrata (PSD) e que concorre à reeleição como governador do Paraná pela coligação “A Mudança Não Para. Pra Frente Paraná”. Essa coligação une os partidos Republicanos, MDB, Solidariedade, União Brasil, PMB, PP, AGIR, PROS, PTB e PL (legenda pela qual o presidente Jair Bolsonaro concorre à reeleição). 

Entretanto, em matéria publicada pela revista Veja de outubro de 2012, assinada por Gabriel Castro, consta a seguinte informação: “Ratinho pai acredita que Gustavo [candidato do PDT que ganhou a eleição na capital do Paraná em 2012], foi favorecido por uma falha de avaliação da equipe de Ratinho Júnior, que passou a exibir ataques ao PT no horário eleitoral. ‘Foi um erro de estratégia do nosso pessoal de marketing. Todo mundo sabe que eu sou amigo do Lula’, disse ele.” 

Em reportagem, publicada pelo UOL em outubro daquele ano, a ausência de Lula na disputa pela prefeitura curitibana é atribuída à hipótese da amizade entre Lula e Ratinho (o pai, no caso). Em outra entrevista ao UOL, publicada no mesmo mês, o apresentador Ratinho afirma que ligou para Lula e pediu que ele não fosse a Curitiba durante a campanha, para não prejudicar seu filho. O vídeo com essa entrevista pode ser conferido aqui

Para o Dr. Jacaré é enganoso o conteúdo retirado do contexto original e usado de modo que seu significado sofra alterações; que usa dados imprecisos ou que induz a uma interpretação diferente da intenção de seu autor; conteúdo que confunde, com ou sem a intenção deliberada de causar dano.

Alcance da publicação: O Dr. Jacaré investiga conteúdos suspeitos de maior alcance nas redes sociais. Até o dia 19 de setembro, o vídeo no TikTok contava com mais de um milhão de visualizações, 17,9 mil compartilhamentos, e mais de 21 mil curtidas. Outra publicação utilizando o conteúdo do mesmo vídeo somava quase 900 curtidas, mais de 7 mil compartilhamentos, cerca de 60 comentários e mais de 43 mil visualizações.

O que diz o autor da publicação: Como o TikTok não permite o envio de mensagens entre contas que não se seguem mutuamente, o Dr. Jacaré buscou o nome do perfil responsável pela publicação em outras redes sociais, mas não encontrou correspondências.

Como verificamos: A partir de uma denúncia sobre o vídeo publicado recentemente no TikTok ser, na verdade, parte da campanha de Ratinho Júnior à prefeitura de Curitiba em 2012, o Dr. Jacaré iniciou buscas no Google. Na pesquisa, consideramos termos associados ao conteúdo do vídeo, como “comercial”, “campanha”, “Ratinho”, “2012”, “apoio” e “Lula”.

Entre os resultados, foi encontrada a matéria da revista Veja de 27 de outubro de 2012, assinada por Gabriel CastroBem como a reportagem do UOL, que fala sobre o possível motivo de Lula não ter vindo à Curitiba na época, e o vídeo onde o apresentador de TV afirma ao repórter do Uol que telefonou para Lula, de quem é amigo, e pediu que não viesse à Curitiba. 

No site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), foram checadas informações sobre as coligações firmadas pelos partidos concorrentes à prefeitura da capital paranaense em 2012. Ratinho Júnior era o representante da “Curitiba Criativa”, que reunia PSC/PCdoB/PR/PTdoB; e Gustavo Fruet concorria por “Curitiba Quer Mais”, firmada entre PDT/PT/PV. 

Com a ferramenta Savefrom.net, foi feito o download do arquivo com o material denunciado. Em seguida, com a ferramenta InVid, partiu-se para a busca reversa de imagens do material, para conferir se o vídeo era exibido em outras publicações ou sites. O mesmo vídeo foi encontrado no site de Carlos Moraes, e também está disponível no canal do YouTube desse site. 

No YouTube, encontramos um canal com materiais de propaganda eleitoral do candidato, ao buscar por: “Ratinho Júnior”, “prefeito”, “2012”. Entre os vídeos identificamos um comercial com imagens similares às verificadas, que fala sobre a participação do apresentador Ratinho na campanha do filho para a prefeitura. 

Entramos em contato com a assessoria de imprensa de Ratinho Júnior. Entretanto, os responsáveis não responderam nenhum dos questionamentos. O Dr. Jacaré perguntou se o vídeo era autêntico, quando foi produzido e qual era o objetivo pretendido com a divulgação do material. Não houve resposta antes do fechamento da verificação.

O Dr. Jacaré também questionou a assessoria de Lula a respeito do apoio entre os candidatos, mas não houve retorno até o fechamento desta verificação.

Por que investigamos: O Dr. Jacaré investiga conteúdos suspeitos relacionados às eleições estaduais no Paraná, principalmente os que viralizam on-line. A postagem verificada mostra um vídeo de 2012, afirmando o apoio de Lula, candidato à Presidência pelo PT, ao atual candidato à reeleição para o governo do Paraná, Ratinho Júnior (PSD). Entre os comentários relativos a postagens com esse conteúdo suspeito, existem dúvidas sobre o suposto apoio, questionamentos sobre a mudança de lado entre os políticos e se Lula estaria – ou não – apoiando outro candidato ao Governo do Paraná, bem como afirmações de que o apresentador de TV está agora ao lado de Lula. O conteúdo enganoso pode prejudicar a decisão de voto das pessoas e influenciar o resultado das eleições. Verificar esses materiais ajuda a manter o debate saudável em torno das eleições.

Outras checagens sobre o tema: Uma sugestão de apoio político, que não é clara, pode confundir o eleitor. O Dr. Jacaré mostrou recentemente que era enganosa uma postagem afirmando o apoio do partido Novo para Moro como candidato ao Senado e que Sergio Moro e o ex-presidente Lula não são aliados, por exemplo.

Em outras verificações, o Dr. Jacaré já esclareceu que um post tirou de contexto fala do candidato a governador do Paraná Roberto Requião (PT) para atacar credibilidade de pesquisas eleitorais, que é falsa a exposição de dinheiro recuperado pela Polícia Federal em Curitiba, e que “Boca Aberta” não é candidato ao Senado; ao contrário do que sugere post.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima