Projeto de “moradia social” atribuído a Lula não existe e MST e MTST não estão invadindo casas no PR

MST e MTST não estão abordando famílias em Guarapuava para reivindicar "moradia social". A suposta proposta não existe no programa de governo de Lula

Falso

RESUMO DA CONCLUSÃO: É falso que o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) estejam escolhendo e invadindo casas para usar como “moradia social”, ou que estejam se organizando para isso. A proposta, que, supostamente prevê que pessoas que moram em casas com mais de 60 m² terão que abrigar famílias sem moradia caso Luiz Inácio Lula da Silva (PT) seja eleito, não existe no programa de governo do ex-presidente.


Conteúdo investigado: Vídeo com suposta denúncia sobre um casal ter sofrido uma tentativa de invasão em seu imóvel por uma família que reivindicava “moradia social”. O material mostra um mapa da região da cidade de Guarapuava (PR) e áudio com voz feminina. Também é afirmado que haveriam iniciativas sendo organizadas pelos MST e MTST para escolher e invadir residências se Lula ganhar a eleição para Presidente da República. 

Onde foi publicado: Bitchute, Twitter, Instagram, TikTok, YouTube e WhatsApp.

Conclusão da verificação: É falso que integrantes do MST e o MTST estejam abordando famílias em Guarapuava (PR) para reivindicar “moradia social” e invadir casas. Não existe organização em andamento para qualquer ação do gênero por esses movimentos e a proposta não existe no programa de governo de Lula. 

Conforme verificação feita pelo Comprova, boatos envolvendo o tema “moradia social” já foram desmentidos em 2018 e 2022, e não existe qualquer projeto dessa natureza registrado no plano de governo de Lula enviado ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Existe apenas uma citação da expressão “moradia” no seguinte trecho: “Voltaremos a ter um amplo programa de acesso à moradia, com mecanismos de financiamento adequados a cada tipo de público”, em provável referência ao programa Minha Casa Minha Vida, criado por Lula em 2009 e encerrado por Jair Bolsonaro (PL) em 2021. O Comprova também não encontrou declaração de Lula sobre o suposto projeto. 

O vídeo investigado, que circula nas redes sociais e em aplicativos para troca de mensagens, supostamente é um depoimento que denuncia uma tentativa de invasão de residência em Guarapuava, cidade localizada no centro-sul do Paraná, no dia 3 de outubro. No áudio, a voz feminina, que se identifica como Rosangela Estrada Cray Pedro, afirma que seu marido foi abordado por um senhor que exigia “moradia social” para ficar na casa deles por um mês. 

O mapa, que é a única imagem mostrada no vídeo, é realmente da região de Guarapuava. Contudo, segundo a assessoria de comunicação da Polícia Civil do Paraná (PCPR), não existe boletim de ocorrência registrado sobre qualquer tentativa de invasão como a narrada no conteúdo verificado. 

Em resposta ao Dr. Jacaré, o MTST afirmou que não há militantes em Guarapuava e que não atua nessa região do Paraná; além de explicar que luta por moradia, pressionando o estado para que a função social da propriedade seja cumprida. A função social da propriedade está prevista no Inciso XXIII do Artigo 5º da Constituição Federal, e uma explicação sobre o tema pode ser lida em artigo do Politize, publicado em 2019.

“Nossa atuação implica em alertar a sociedade civil para áreas que não cumprem função social, terrenos que estão vazios há décadas e terrenos que só servem à especulação imobiliária. Então nunca ocupamos casas, pois sabemos que é onde as pessoas usufruem de sua moradia com todo o justo direito”, complementou o representante do MTST. 

Por sua vez, o MST respondeu ao Dr. Jacaré que não há integrantes solicitando uso de imóveis urbanos em Guarapuava ou em qualquer outro município do Brasil. Conforme o representante do movimento: “a política de moradia social é reivindicada por movimentos urbanos pelo direito à moradia para ser executada pelo próprio poder público, e não da forma como apresentada no áudio”. 

Ainda sobre o conteúdo de desinformação, o MST declarou que “é muito preocupante e lamentável a forma como a campanha bolsonarista está usando notícias e conteúdos falsos para amedrontar e confundir a população”. 

O Dr. Jacaré classifica como falso todo conteúdo inventado ou que tenha sofrido edições para mudar o seu significado original e divulgado de modo deliberado para espalhar uma falsidade.

Alcance da publicação: Até 24 de outubro, o vídeo ultrapassou 40 mil visualizações na plataforma TikTok e mais de 2.500 visualizações no BitChute. Foram alcançadas poucas visualizações no Instagram, e não há como quantificar o número de compartilhamentos no WhatsApp.

O que diz o responsável pela publicação: O Dr. Jacaré entrou em contato com Rosangela Estrada Cray Pedro, nome que se identifica como vítima da suposta denúncia feita no vídeo, pelo Facebook e pelo Instagram, mas não houve resposta até a publicação desta checagem. No Bitchute, não há como enviar mensagem para quem publica o conteúdo. 

Como verificamos: O Dr. Jacaré comparou o mapa das imagens do vídeo checado com o obtido no Google Maps pesquisando por Guarapuava-PR. Em seguida, transcreveu o áudio do material e pesquisou no Google pelo nome apresentado na narração como autora do depoimento em verificação. Entre os resultados, aparece um link para listagem de candidatos inscritos em concurso público, no qual o nome consta como concorrente a vaga em Ivaiporã-PR.  

Em seguida, o Dr. Jacaré procurou pelo nome no Facebook e Instagram e encontrou perfis identificados conforme o áudio do vídeo. Tentou contato com essas contas nas redes sociais, mas não obteve retorno. 

No Google, também pesquisou pelos termos: “invasão”, “moradia social”, e “Guarapuava”, e chegou às publicações do site Boatos.org e da Revista Fórum desmentindo o conteúdo em questão. No site do Projeto Comprova, também buscou pelo termo “moradia social” e encontrou verificação indicando que não existe projeto do PT para abrigar famílias sem teto em casas que já têm dono

Finalmente o Dr. Jacaré entrou em contato com representantes do MST e do MTST para questionar o conteúdo do material investigado. 

Por que investigamos: O Dr. Jacaré investiga conteúdos suspeitos relacionados às eleições estaduais no Paraná, principalmente os que viralizam on-line. Apesar de tratar da eleição presidencial, o vídeo em questão fala sobre uma suposta tentativa de invasão de residência em uma cidade do Paraná, por isso foi incluído nas verificações do Dr. Jacaré. Publicações falsas (fake news) que apoiam ou atacam candidaturas podem prejudicar a decisão de voto das pessoas e influenciar o resultado das eleições. Verificar esses conteúdos ajuda a manter o debate saudável em torno das eleições.

Outras checagens sobre o tema: A agência de checagem Boatos.org e a Revista Fórum já desmentiram o conteúdo verificado. Anteriormente, o Comprova mostrou que é falso que PT tenha projeto de moradia social para abrigar famílias sem teto em casas que já têm dono.

O Dr. Jacaré também mostrou recentemente que é enganoso o vídeo falando que camarote no comício de Lula em Curitiba foi pago com dinheiro público; que é falsa a afirmação feita por Reis em outro vídeo sobre construção de muro para comício do ex-presidente Lula (PT) em Curitiba, e que o vídeo que circula nas redes sociais com o apresentador Ratinho afirmando apoio de Lula para a candidatura de Ratinho Júnior é de 2012

Em outras verificações, o Dr. Jacaré esclareceu que era enganosa uma postagem afirmando o apoio do partido Novo para Moro como candidato ao Senado; que Sergio Moro e o ex-presidente Lula não são aliados; que um post tirou de contexto fala do candidato a governador do Paraná Roberto Requião (PT) para atacar credibilidade de pesquisas eleitorais; que é falsa a exposição de dinheiro recuperado pela Polícia Federal em Curitiba; que “Boca Aberta” não é candidato ao Senado; ao contrário do que sugere post; e que a decisão liminar do STF sobre mandato de Renato Freitas não dá permissão para que pessoas negras invadam espaços ou aterrorizem pessoas.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima