Campanha em defesa da doação de sangue por homossexuais será premiada no Effie Awards

Em Curitiba, a Aliança Nacional LGBTI, o Grupo Dignidade e a agência de publicidade OpusMúltipla criaram uma campanha chamada “Igualdade na veia” chamar atenção para a causa

A agência de publicidade OpusMúltipla, de Curitiba, é uma das finalistas do Effie Awards Brasil neste ano, por uma campanha que incentiva a doação de sangue por homossexuais. A premiação acontece em São Paulo, no próximo dia 8 de novembro.

No ano passado o Senado aprovou o projeto de Lei 2.353/2021, que proíbe a discriminação de doadores de sangue com base na orientação sexual. O texto, que é de autoria do senador Fabiano Contarato (Rede) está na Câmara dos Deputados.

Apesar de a pauta estar avançando, isso aconteceu a passos lentos. Em 1989 havia quatro grupos considerados de risco e, portanto, impedidos de doar sangue: homossexuais, dependentes químicos que faziam uso de injetáveis, prostitutas e hemofílicos.

A questão começou a avançar quando o Supremo Tribunal Federal (STF), na Ação Direta de Inconstitucionalidade 5.543/DF, impetrada pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB) após articulação da Aliança Nacional LGBTI, declarou inconstitucional a Portaria 158/2016, do Ministério da Saúde, e da Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 34/2014, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

No entanto, os ativistas LGBTQIA+ ainda aguardam aprovação e sanção da lei. “É uma luta contínua. Mesmo que não seja proibido, precisamos de uma Lei que reconheça. Chamamos de positivar o direito”, explica Toni Reis, da Aliança e do Grupo Dignidade.

Foto: divulgação/OpusMúltipla

Visibilidade

Em Curitiba, a Aliança Nacional LGBTI, o Grupo Dignidade e a agência de publicidade OpusMúltipla criou uma campanha chamada “Igualdade na veia” chamar atenção para a causa.

Na agência, o marido de um funcionário foi doar sangue em 2017, mas acabou impedido por conta da normativa do Ministério da Saúde. Isso causou indignação na equipe, que procurou o Grupo Dignidade e começou a trabalhar na campanha.

A campanha foi lançada em 2018 durante a Parada do Orgulho em São Paulo e repetida em outras capitais.

Uma bandeira com as cores do arco-íris, que representa a diversidade, tinha a parte vermelha mais larga que as demais cores. Neste trecho estava escrito “temos muito sangue que poderia estar na veia de quem precisa”.

A movimentação ajudou na conscientização para aprovação da Lei no Senado e deve receber no mês que vem o primeiro prêmio Effie, que destaca as ações de marketing e comunicação em diversas categorias. A agência foi reconhecida na categoria “Sem Fins Lucrativos”.

Foto: divulgação/OpusMúltipla

O head de estratégia criativa da OpusMúltipla, Renato Cavalher, explica que o prêmio é um reconhecimento não só à criatividade. “É interessante porque o prêmio olha mais para a estratégia dos cases. É um reconhecimento importante de uma campanha por respeito e pela dignidade das pessoas”.

 Ficha Técnica

Luis Bacellar (diretor de arte); Toni Reis (aprovação); Canja (produtora de áudio); Thiago Artimonte (direção de cena); Deiró (produtora de filme); OpusMúltipla (criação); Edson Perin (RTV); Renato Cavalher (VP de criação e redator).

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