Jabuti 2022 divulga finalistas; Curitiba se destaca com crônicas e traduções

Quatro traduções feitas por curitibanos então entre as dez finalistas da categoria; Luís Henrique Pellanda e Laurentino Gomes também estão na lista

A Câmara Brasileira do Livro (CBL), organizadora do prêmio Jabuti 2022, acaba de divulgar os nomes dos dez finalistas em cada uma das 20 categorias da 64ª edição do evento, dividida em quatro eixos: Literatura, Não Ficção, Produção Editorial e Inovação. Confira a lista completa aqui.

Jabuti 2022

Entre as obras escolhidas nessa fase, estão “Na barriga do lobo”, o livro de crônica do curitibano Luís Henrique Pellanda, publicado pela Arquipélago.

O maringaense Laurentino Gomes aparece com seu “Escravidão – Volume II” na categoria de biografia e reportagem.

Na lista de finalistas, chama atenção a quantidade de paranaenses (e curitibanos que vivem na cidade, ainda que não tenham nascido aqui): quatro entre os dez. O brasiliense Guilherme Gontijo Flores, professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), tem dois trabalhos entre os dez: ele traduziu do latim “Arte Poética”, de Horácio (Autêntica), e traduziu do francês “Pantagruel e Gargantua”, de Rabelais (Editora 34).

Também professor da UFPR, o curitibano Mauricio Mendonça Cardozo traduziu do alemão “A rosa de ninguém”, de Paul Celan (Editora 34), também finalista. Quem completa o quarteto é Mariana Sanchez, que verteu do espanhol “Eisejuaz”, da argentina Sara Gallardo (Relicário).

Finalistas

Na próxima etapa, dia 8 de novembro, serão conhecidos os 5 finalistas e, no dia 24 de novembro, serão anunciados os vencedores do Prêmio Jabuti 2022. Além de voltar a ser um evento com a presença do público, a cerimônia será realizada no Theatro Municipal de São Paulo, onde também ocorreu a Semana de Arte Moderna de 22, que completou 100 anos.

Serviço

Confira a lista completa com os dez finalistas de cada categoria do Prêmio Jabuti 2022, aqui.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima