O Plural foi anunciado nesta terça-feira (25) como um dos 30 veículos da América Latina selecionados para participar de um dos mais importantes programas de jornalismo do continente, o Desafio da Inovação da Google News Initiative. O projeto do Plural foi selecionado dentre 353 propostas de 21 países e deve ser implantado nos próximos meses.
O projeto apresentado pelo Plural é o “Monitor da Vida na Cidade”. A ideia é desenvolver mecanismos para monitorar dados e fatos que normalmente passam despercebidos pela imprensa. Para isso, serão desenvolvidas ferramentas de raspagem de dados e leitura de Diários Oficiais, dados de pedidos de informação na Câmara, orçamento municipal etc.
A partir daí, em parceria com instituições especializadas em cada área (educação, saúde, cultura, meio ambiente) o Plural irá fazer uma cobertura de diversos aspectos da cidade.
“Para o Plural, que ainda é um veículo superjovem, isso não só é um estímulo como também é uma imensa validação do que estamos fazendo. Nosso projeto é de jornalismo local e achamos que pode de verdade fazer diferença na vida das pessoas. Muito felizes por termos sido selecionados”, diz o jornalista Rogerio Galindo, um dos fundadores do Plural.
“O jornalismo de dados é uma necessidade num mundo que dá tanta importância para a opinião. Antes de mais nada precisamos saber dos fatos com precisão, e o Google entendeu a nossa proposta de fazer uma cobertura cada vez mais profunda”, diz Rosiane Correia de Freitas, coordenadora-geral do Plural.
“Todos os projetos foram avaliados por uma equipe de especialistas e um júri final que ficou impressionado com a diversidade e a qualidade dos projetos propostos. Vimos soluções criativas da mídia regional com foco no desenvolvimento de modelos inclusivos de contribuição e distribuição de conteúdo para audiências mais jovens”, afirma o texto de anúncio dos vencedores divulgado pelo Google.
Veja a lista dos projetos selecionados:
- Plural (Brasil)
- TeleNueve (Argentina)
- Editorial Jornada (Argentina)
- La Gaceta (Argentina)
- El Litoral (Argentina)
- Agencia de Noticias Fides (Bolívia)
- Lupa (Brasil)
- A Gazeta (Brasil)
- Abril (Brasil)
- Ambiental Media (Brasil)
- Carla Beraldo (Brasil – pesquisadora e jornalista freelancer)
- Diário do Nordeste (Brasil)
- Matinal Jornalismo e Headline News (Brasil)
- Mídia Ninja (Brasil)
- Poder360 (Brasil)
- Sumaúma (Brasil)
- Grupo Copesa (La Tercera) (Chile)
- BioBioChile (Chile)
- Súbela Radio (Chile)
- El Colombiano (Colômbia)
- Baudó Agencia Pública (Colômbia)
- Confidencial (Costa Rica)
- El Faro (El Salvador)
- Fundación El Churo (Equador)
- PIALA (México)
- Grupo Milenio (México)
- El Búho (Peru)
- Ojo Público (Peru)
- La Diaria (Uruguai)
- El Pitazo (Venezuela)
Excelente, Parabéns Plural!
Parabéns! Espero que continuem independentes pois o Google gosta de monopolizar.