Ato em defesa da democracia acontece nesta segunda em Curitiba

Tentativa de golpe orquestrada pela extrema-direita bolsonarista completa um ano

Nesta segunda-feira (08), às 13h, ocorre ato em defesa da democracia na rua XV, esquina com a Monsenhor Celso, em Curitiba. A manifestação marca um ano da resistência contra a tentativa de golpe orquestrada pela extrema-direita, em Brasília. 

Em todo Brasil haverá atos, que são coordenados pela Frente Brasil Popular e Povo Sem Medo. Em Curitiba também há articulação do Partido dos Trabalhadores (PT). 

O mote da campanha é “democracia nos une” e desde domingo (07) ocorrem ações nas capitais brasileiras. 

Relembre

Em 8 de janeiro de 2023 apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) invadiram as sedes dos três poderes em Brasília numa tentativa de golpe contra o presidente Lula (PT), e vencedor das últimas eleições 59.563.912 de votos. 

Além da invasão, os extremistas danificaram documentos e obras de arte que pertencem ao patrimônio nacional. Os invasores identificados estão respondendo processos na Justiça. 

Brasília

Às 15h ocorre ato em Brasília, organizado pelo Governo Federal, que reúne autoridades no Congresso Nacional. 

Leia também: Empresário do PR é primeiro denunciado por financiar atos antidemocráticos

Estão confirmadas as presenças do presidente Lula, e dos presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG); da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL) e do Supremo Tribunal Federal (STF), Luis Roberto Barroso, além de governadores, ministros, parlamentares e representantes da sociedade civil e do Poder Judiciário.

Embora tenha sido convidado, o evento não consta na agenda do governador do Paraná, Ratinho Jr. (PSD). 

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima