Mostra Irmãos Wagner exibe filmes e experimentos inéditos dos pioneiros da animação curitibana

A sessão é nesta sexta-feira (10), na Cinemateca, tem entrada gratuita e será seguida por debate com os homenageados

A exposição bienal Traços Curitibanos tem como homenageados da edição de 2024 os Irmãos Wagner e, como parte da programação, apresenta uma seleção de trabalho dos precursores da animação feita em Curitiba. No evento, serão exibidos materiais inéditos restaurados – que mostram os primeiros experimentos – e também os filmes mais importantes na trajetória deles. Após a sessão, haverá debate com os autores das obras mediado pela professora e pesquisadora Ana França. A mostra é nesta sexta-feira (10), às 19h, e os ingressos são gratuitos. 

Três irmãs e um irmão

O quarteto formado por Ingrid Marie, Elizabeth Elze, Rosane Edith, e Helmuth Jr, filhos do fotógrafo Helmut Wagner, chamou atenção nos festivais de cinema no Brasil e no mundo durante dos anos 70 aos 90. Com filmes rodados em processos quase artesanais, foram considerados o grande nome do Super8 no Brasil e também produziram em 16 e 35 milímetros. 

Hoje, os filmes animados dos irmãos também foram incorporados ao acervo de um dos mais importantes arquivos de cinema experimental no mundo, o Arxiu Xcèntric do Centro de Cultura Contemporânea de Barcelona. Entre essa produção, um dos destaques é “Pudim de Morango”, com tom político e que foi censurado pela ditadura militar. 

Leia mais sobre os dez anos da Traços Curitibanos e confira toda a programação aqui.

Mostra Irmãos Wagner

Dia 10 de maio, sexta-feira, às 19h, na Cinemateca de Curitiba (​​R. Presidente Carlos Cavalcanti, 1174 – São Francisco). Entrada gratuita com ingressos distribuídos antes do início da sessão, diretamente no local.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima