Traços Curitibanos expõe trabalhos de artistas que fazem da cidade a 2ª em produção de HQs do país

A 5ª edição da Traços Curitibanos tem acervo dividido em nove mostras especiais expostas na Gibiteca, Museu da Gravura e Museu da Fotografia

A Traços Curitibanos, maior exposição de obras de desenhistas locais, completa uma década de valorização da cultura geek em uma edição comemorativa, que apresenta o cenário das produções atuais e históricas da cidade no Solar do Barão, no Centro. A entrada é gratuita e a visitação segue aberta até o início do mês de julho.

Realizada a cada dois anos, Traços Curitibanos está em sua 5ª edição e traz neste ano nove exposições divididas entre a Gibiteca, Museu da Gravura e Museu da Fotografia, espaços que integram o Solar do Barão. São elas: A(u)rtistas, o Autismo por Artistas Autistas de Curitiba; A Cinemateca é Brasileira; Underground Ilustrado 3; Quadrinhos; Ilustração; Caricatura; Cartum; Animação; e Homenagem aos Irmãos Wagner, pioneiros da animação curitibana.

A(u)rtistas, o Autismo por Artistas Autistas de Curitiba

A(u)rtistas, o Autismo por Artistas Autistas de Curitiba
(Foto de: Fulvio Pacheco)

A mostra A(u)rtistas é um dos destaques da Traços Curitibanos de 2024. Com curadoria de Celina Pacheco e organização da Gibiteca, o acervo reúne desenhos de artistas curitibanos com Autismo (Transtorno do Espectro Autista – TEA). Além da importância por ser inédita no Brasil, esse braço da exposição também promoveu uma roda de discussão com adultos autistas a partir das obras no último sábado (13).

Animações dos irmãos Wagner

Além do Solar, a Cinemateca e o Cine Passeio também participam da celebração. No dia 10 de maio, às 19h, a Cinemateca recebe uma mostra das animações dos irmãos Wagner, e para encerrar a Traços Curitibanos, no dia 5 de julho, o Cine Passeio realiza uma mostra de animação seguida de um debate, também às 19h.

Leia também: Exposição celebra o centenário de Poty com imersão interativa high-tech

10 anos da Traços Curitibanos

A exposição divulga o trabalho de ilustradores, quadrinistas, animadores e caricaturistas de Curitiba que contribuem para que a cidade tenha a segunda maior produção de quadrinhos do país.

A proposta nasceu na Gibiteca de Curitiba em parceria com o Setorial de Ilustração e, desde 2015, soma cerca de 23 mil pessoas como público visitante das diferentes edições da mostra. Em 2018, 2020, e 2023, a iniciativa concorreu ao Troféu HQMIX, o Oscar dos quadrinhos nacional, como melhor exposição do ano.

Exposição Traços Curitibanos

Até dia 5 de julho, no Solar do Barão (R. Presidente Carlos Cavalcanti, 533 – Centro). Visitação gratuita.

Mostras que integram a 5ª edição da exposição

  • No Museu da Gravura: A Cinemateca é Brasileira; Quadrinhos; Ilustração; Caricatura; Cartum; e Animação.
  • No Museu da Fotografia: Homenagem aos Irmãos Wagner, pioneiros da animação curitibana.
  • Na Gibiteca: A(u)rtistas Curitibanos, o Autismo por Artistas Autistas; e Underground Ilustrado 3.

Mostra das animações dos irmãos Wagner

Dia 10 de maio, às 19h, na Cinemateca (R. Presidente Carlos Cavalcanti, 1174 – São Francisco). Ingressos gratuitos.

Encerramento da Exposição Traços Curitibanos

Dia 5 de julho, às 19h, no Cine Passeio (Rua Riachuelo, 410 – Centro). Entrada gratuita.

Realização

A Traços Curitibanos é executada pela Fundação Cultural de Curitiba através da Gibiteca, com coordenação de Fulvio Pacheco, curadoria de Marcelo Lopes, Antônio Eder, Natan SS, Walkir Fernandes e Celina Pacheco, e produção de Tayná Miessa.

Sobre o/a autor/a

1 comentário em “Traços Curitibanos expõe trabalhos de artistas que fazem da cidade a 2ª em produção de HQs do país”

  1. Este é mesmo um super evento que vai reverberar na cidade pelo próximo biênio. Sobre a produção dos Irmãos Wagner, pode-se afirmar, considerando o alcance e duração do seu prestígio (além das premiações da época, os filmes alcançam as audiências contemporâneas por plataformas web como o Itaú Cultural Play e instituições como o arquivo Excentric da Espanha etc. Então, muito além de “precursores da animação curitibana”, eles são de fato EXPOENTES DA ANIMAÇÃO (curitibana, paranaense, brasileira e universal)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima