Conselho Tutelar: Comissão rejeita quase metade dos candidatos

43% dos candidatos registrados não conseguiu cumprir os critérios de habilitação para a disputa

A eleição para o Conselho Tutelar de Curitiba já tem sua lista preliminar de candidatos confirmados. Dos 250 candidatos registrados, 108 falharam em conseguir cumprir os critérios da disputa e estão, temporariamente, de fora do pleito. Apesar de inabilitados, esses candidatos têm os período entre 15 e 16 de junho para apresentar pedido de reconsideração para a Comissão Eleitoral através do site www.fas.pr.gov.br.

No momento, a eleição para as 50 vagas de conselheiro tutelar em Curitiba tem 142 pessoas na disputa, ou 2,84 candidatos por vaga. A disputada deve ser mais acirrada nas regionais do Cajuru e CIC, que tem concorrência de 3,8 candidatos por vaga. E menos concorrida no Portão, que terá 2,2 candidatos por cada uma das 5 vagas disponíveis.

A lista de registro das candidaturas também mostra que a Regional Boa Vista teve o maior índice de candidatos inabilitados: foram 21 de 38 inscritos (55%) e a Regional Tatuquara teve o menor índice, com 4 dos 17 candidatos inabilitados (24%).

Nas próximas semanas, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (Comtiba), que organiza a eleição, irá analisar os recursos dos candidatos inabilitados para emitir uma nova lista, esta definitiva, dos candidatos que estarão com seus nomes nas urnas no dia 1o. de outubro, data da eleição. Esses candidatos terão os meses de agosto e setembro para fazer campanha e angariar votos em suas regionais.

O Conselho Tutelar é um órgão independente que fiscaliza, acompanha e atua para garantir o respeito aos direitos das crianças e adolescentes na cidade. São 50 vagas em Curitiba com mandato de quatro anos e subsídio de R$ 5,5 mil por mês. Os novos conselheiros serão escolhidos pelo voto direto no próximo dia primeiro de outubro.

Confira a lista dos candidatos homologados e inabilitados:

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima