Olhar de Cinema oferece sessões com acessibilidade para cegos e surdos

Festival Internacional de Curitiba promove várias exibições de filmes com audiodescrição e Libras

A 12ª edição do Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba vai até o dia 22 de junho e acontece nas salas do Cine Passeio, do Cineplex do Shopping Novo Batel e no Cine Teatro da Vila, no CIC.

Em nome da inclusão, o Olhar de Cinema 2023 exibe vários filmes com acessibilidade. Isso significa que as sessões ocorrem com audiodescrição e Libras. As cinco produções que oferecem esses recursos fazem parte das mostras integrantes do festival. A seguir, confira as sinopses oferecidas pela organização do festival, mais os dias e horários das sessões.

Leia mais: Olhar de Cinema: Tudo que você precisa saber sobre o festival internacional de Curitiba

1. “Neirud” 

Com direção de Fernanda Faya (Brasil, 2023; 71 min). Tia Neirud estava sempre presente nas reuniões da família. Neirud era grande, forte e trabalhava no circo. Quem foi esta mulher tão próxima da família e sobre quem tão pouco se sabe? É esta pergunta que move a diretora Fernanda Faya na investigação deste documentário de sutis traços performáticos. 

A sessão com audiodescrição e Libras será nesta sexta-feira (16), às 16h15, no Cine Passeio.

O trailer está disponível na página do festival, aqui.

2. “O Estranho” 

Dirigido por Flora Dias e Juruna Mallon (Brasil, 2023; 105 min).  O aeroporto de Guarulhos pode ser somente um espaço de passagem para a maioria, mas também é local de trabalho e permanência para outras pessoas. E o que existia nesse lugar, onde hoje há um aeroporto?  De uma pergunta aparentemente simples, o filme vai escavar respostas insuspeitas, usando todas as ferramentas à disposição do cinema: a fabulação, a realidade, o jogo, a ilusão. Camada após camada vão sendo reveladas, mas para cada terra que se retira e cada buraco que se abre, um novo mistério parece surgir. Seria o cinema capaz de filmar a História ou apenas as histórias? 

A sessão com audiodescrição e Libras será na segunda-feira (19), às 16h30, no Cine Passeio.

Acesse o trailer, aqui.

3. “Zé” 

Com direção de Rafael Conde (Brasil, 2023; 124 min). Zé (Caio Horowicz) e Lena (Eduarda Fernandes) se casam justamente quando sua militância na Ação Popular, organização de esquerda que resistia à ditadura militar brasileira, os obriga à clandestinidade severa. O filme de Rafael Conde representa, através de atuações marcantes, o contexto sombrio com réstias de esperança em que se encontrava José Carlos Mata Machado naquele período. O cerco do aparelho repressivo do Estado se fechando, os companheiros sendo presos ou mortos um a um e o pesadelo da tortura são habilmente entremeados com questionamentos sobre o sentido último da militância, a influência intelectual do pai e os projetos de constituir família e ver crescer os filhos.

A sessão com audiodescrição e Libras será na quarta-feira (21), às 15h45, no Cine Passeio.

Trailer, disponível aqui.

4. “O Acidente” 

Direção de Bruno Carboni (Brasil, 2022; 95 min). É noite em Porto Alegre, e Joana (Carol Martins) segue de bicicleta para o trabalho. Um acontecimento inesperado, porém, vai sacudir a rotina da jovem, fazendo-a questionar suas certezas e colocando-a frente a frente com suas escolhas. Um pequeno conto moral, filmado e montado com precisão, mas sem qualquer resquício de frieza. Uma aposta firme na potência da ficção e das complexidades humanas, e especialmente no poder do cinema em capturá-las.

As duas sessões com audiodescrição e Libras serão nesta quinta (15), às 18h30; e sexta-feira (16), às 16h, no Cine Passeio.

Trailer, aqui.

5. “Fabulosos João e Maria” 

Dirigido por Arnaldo Galvão (Brasil;101 min). A produção é uma adaptação atual do conto dos Irmãos Grimm. E se a Bruxa não esperasse as crianças se perderem na floresta? E se ela provasse os problemas financeiros para que as crianças tivessem que pedir sua ajuda? E se a Bruxa fosse alguém tão agradável que todos permitissem que ela entrasse em suas casas?

Exibição com acessibilidade no sábado (17) e no domingo (18), às 10h30, no Cine Passeio (R. Riachuelo, 410 – Centro). No caso específico desse filme, as sessões são gratuitas e os ingressos serão distribuídos 30 minutos antes do início da exibição.

Confira o trailer, aqui.

Serviço

Outras informações sobre a programação e os ingressos, acesse a página do festival Olhar de Cinema, aqui

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima