SOFT ICE CREAM: gastronomia de rua pronta para expansão

Sócio da sorveteria curitibana, Matheus Krauze escreve sobre o percurso da marca e os passos para criar uma rede de franquias

Desde que abrimos a primeira loja, sabíamos do potencial de expansão da SOFT. O produto, a agilidade do processo, o formato enxuto e prático do espaço – tudo se alinhava para ganhar destaque em Curitiba – e em outras cidades também. O modelo que formatamos foi pensado para ser expandido, a princípio com lojas próprias. Então, logo depois da inauguração da unidade na Al. Dr. Carlos de Carvalho, começamos a procurar essas oportunidades.

Entre a primeira e a segunda loja, recebemos mais de 100 propostas de franquia. Porém, percebemos que a melhor maneira de respeitar nosso conceito era fortalecer a marca com lojas próprias antes desse passo expansivo.

E elas não demoraram a aparecer, nos mais diferentes formatos. Entre a primeira e a segunda loja, recebemos mais de 100 propostas de franquia. Porém, percebemos que a melhor maneira de respeitar nosso conceito era fortalecer a marca com lojas próprias antes desse passo expansivo.

Soft Ice Cream franquia gastronomia sorvete curitiba
Matheus Krauze, sócio-fundador da SOFT e o terceiro de uma geração de sorveteiros. (Foto: Divulgação)

SOFT ICE CREAM: tradição familiar + formato to go

A ideia da SOFT veio da união da minha tradição familiar – sou o terceiro de uma geração de sorveteiros – com a inovação do formato to go que as cafeterias ajudaram a popularizar. Isso tudo aliado a ingredientes de alta qualidade: nossa casquinha preta, por exemplo, foi elaborada com uma produtora da Região Metropolitana de Curitiba, com torra especial de cacau; diferente de outros sorvetes, nossas máquinas transformam o líquido em sorvete na hora, mantendo a cremosidade. Garantir essa qualidade para outras unidades era essencial na hora de vender franquias.

soft ice cream, sorveteria, curitiba, franquia, gastronomia
A primeira loja da SOFT Ice Cream, inaugurada em setembro de 2020: formato enxuto e prático já ganhou mais 2 unidades, incluindo uma em Ponta Grossa. (Foto: Divulgação)

Outro ponto que se tornou uma característica nossa é o envolvimento com a rua. E a resposta para expandir estava na nossa frente – ou quase. Praticamente do outro lado da rua da primeira loja funciona um Janela Bar, que oferece chopes e drinks de forma ágil em espaços voltados para a calçada. Nossos conceitos conversavam muito, do formato ao atendimento, e se encontravam na rua.

É assim que, no tempo certo, em parceria com o Janela, estamos difundindo não só cada marca, mas também um conceito de consumo. A comida de rua com praticidade e qualidade, e mais do que pronta para alcançar diferentes públicos pelo Brasil.

Matheus Krauze é um dos fundadores da SOFT Ice Cream e sócio do Grupo Rua, focado em potencializar marcas de gastronomia de rua.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima