Podcast de livros fala sobre “O passageiro”, um suspense eletrizante

Situado às vésperas da Segunda Guerra Mundial, livro fala sobre um comerciante judeu que tenta escapar da perseguição nazista dentro da Alemanha

O episódio desta semana de “O que ler agora?” fala sobre o romance “O passageiro”, de Ulrich Alexander Boschwitz (1915–1942). Escrito em 1938 e publicado pela primeira vez apenas em 2017, o livro havia sido arquivado com outros documentos do autor em uma instituição de Frankfurt. Até que uma sobrinha de Boschwitz falou sobre o manuscrito para o editor alemão Peter Graf.

Graf foi atrás do livro, gostou do que leu e, com a ajuda da família, editou e publicou o romance. Embora seja uma ficção, a história aborda os acontecimentos em torno da Noite dos Cristais, um marco no Holocausto, quando a Alemanha começou a prender os judeus e a confiscar seus bens.

“O passageiro”

A conversa entre Rogerio Galindo e Irinêo Netto destaca que essa é uma das maiores qualidades do livro de Boschwitz: a obrafoi uma das primeiras, senão a primeira, a tratar da Noite dos Cristais, um fato que havia acontecido pouco antes, entre os dias 0 e 10 de novembro de 1938, e que culminaria na Segunda Guerra Mundial.

Além desse valor histórico, o romance de Boschwitz pode ser lido como um thriller. A narrativa é extremamente ágil e repleta de diálogos. Essa velocidade da narrativa tem um efeito curioso: é ela que envolve a pessoa durante a leitura, que faz mergulhar na angústia do protagonista Otto Silbermann, um comerciante judeu rico que tenta escapar da perseguição nazista, mas não sabe o que fazer nem entende por que está sendo perseguido.

Livro indicado

“O passageiro”, de Ulrich Alexander Boschwitz. Tradução de Gisele Eberspächer. DBA, 288 páginas, R$ 59,90 (R$ 39,90 o e-book). Romance.

“O que ler agora?” está disponível em tocadores de podcast como Spotify, Deezer e Apple Podcast (e também embutido nos posts do site do Pluralaqui). Novos episódios chegam às plataformas sempre às terças-feiras. Ele é produzido com o apoio de sete editoras independentes: AlephAntofágicaArte & LetraFósforoMundaréuRua do Sabão e Tabla.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima