Vacina: Depois da Unimed, como ficam os outros planos?

Prefeitura diz que funcionários da Unimed são "trabalhadores da saúde". E os demais funcionários de outros planos?

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Curitiba vacinou neste sábado funcionários da Unimed Curitiba maiores de 18 anos, independente de comorbidade ou cargo. A ação, divulgada apenas internamente pela Unimed, foi questionada pelo Ministério Público do Paraná, que aponta que a vacinação de profissionais de saúde deveria se restringir aos que estão atuando diretamente em serviços de saúde e que é necessário equidade na disponibilização da vacina. Ou seja, outros profissionais de planos de saúde de Curitiba terão direito ao mesmo tratamento?

Questionada sobre o assunto, a SMS respondeu inicialmente que sim, mas não havia data. O Plural insistiu e recebeu como resposta o seguinte: “Nem todas as operadoras têm profissionais que atuam nos serviços de saúde, como a Unimed, por exemplo que tem laboratórios e ambulatórios. São esses trabalhadores, desses tipos de planos que foram vacinados”.

Curitiba tem 380 planos de saúde registrados que atendem 1.377.323 pessoas. A Unimed é responsável por 31% deste total. Outros oito planos atendem mais 52% dos segurados, alguns dos quais não teriam recebido a mesma convocação da Unimed. A prefeitura informou que irá cumprir o prazo de 48 horas para encaminhar uma resposta ao Ministério Público sobre o caso.

Até sexta, dia 7, Curitiba havia vacinado 374 mil pessoas, 202 mil das quais já receberam as duas doses e estão imunizadas. Ou seja, 26% das 772 mil pessoas previstas nos grupos prioritários já estão imunizadas. Segundo a prefeitura 94,6% do grupo dos idosos já recebeu pelo menos uma dose e 73,6% dos profissionais de saúde também.

Sobre o/a autor/a

4 comentários em “Vacina: Depois da Unimed, como ficam os outros planos?”

  1. Juliana a brungari

    O irmão da minha funcionária de 18 anos que trabalha em teleatendimento em CASA foi vacinado por ser da Unimed. Além de tudo ele mora em Colombo. Nada certo!!! E que essa secretária não me venha falar que foi pessoal da Unimed de linha de frente pq estará mentindo. Que feio hein Márcia Huçumak… Deixou bem claro as preferências do uso das doses PUBLICAS.

  2. Só uma palavra descreve tudo isso: INCOMPETÊNCIA! Se tudo isso aconteceu foi com o aval dos gestores da saúde, que tem nome e sobrenome, Márcia Huçulak. Infelizmente tudo leva a crer que não vai dar em nada e ninguém será punido. ???

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima