Número de casos de Covid cresce em Curitiba e cidade registra quatro mortes em uma semana

Prefeitura pede para população ir aos postos de saúde nesta semana para se vacinar

A Prefeitura de Curitiba informou que está acontecendo um aumento no número de casos de Covid na cidade. Embora nem de longe se trate de um surto como aquele que ocorreu em 2020 e 2021, há uma preocupação com o crescimento e com os baixos índices de vacinação, que podem tornar os casos mais graves.

Segundo os números oficiais, na semana entre 11 e 17 de outubro, houve quatro mortes por Covid em Curitiba. A Secretaria de Saúde diz que todas as vítimas tinham mais de 59 anos e que nenhuma delas estava com o calendário vacinal em dia. Por isso, a ideia é garantir que mais pessoas se vacinem nesta semana, em que há o esforço conhecido como Dia D da Vacinação – além de manter os postos de saúde abertos até mais tarde durante a semana, haverá vacinação também no sábado.

No momento, segundo a Prefeitura, há pouco mais de mil casos ativos em Curitiba – ou seja, pessoas que estão contaminadas pelo vírus da Covid e que estão no prazo em que o contágio é mais frequente. O número de novos casos também subiu de 157 confirmações diárias para 188. Tudo indica que essa curva pode continuar a crescer na cidade, ainda que lentamente.

A taxa de vacinação da bivalente, que protege contra mais variações do vírus da Covid, é de 28,11%, ou seja: alcançou 424 mil pessoas em um universo de 1,5 milhão elegíveis para imunização. O resultado da baixa procura, segundo a Prefeitura, tem aparecido pouco a pouco no painel de monitoramento.

Além disso, há uma preocupação com o fato de as pessoas terem desacostumado de cuidados básicos paras prevenir a Covid, como o uso de máscara e o álcool gel.

Curitiba destinou apenas 2% das verbas de publicidade para reforçar vacinação

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima