MP diz que responsável por fura-fila da Unimed poderá ser responsabilizado criminalmente - Jornal Plural
8 maio 2021 - 12h28

MP diz que responsável por fura-fila da Unimed poderá ser responsabilizado criminalmente

Vacinação de profissionais que não estão na linha de frente do atendimento desrespeita determinação do Ministério e do STF

O Ministério Público do Paraná comunicou na manhã deste sábado, dia 8, antes do início da vacinação de funcionários da Unimed Curitiba, a prefeitura que a imunização de profissionais que não estão na linha de frente do enfrentamento da pandemia poderá gerar responsabilização civil e criminal. A Prefeitura de Curitiba convocou profissionais da operadora de plano de saúde para vacinação exclusiva neste sábado, no Pavilhão da Cura.

No documento, assinado pelo promotor Marcelo Paulo Maggio, a promotoria questiona se a decisão de vacinar todos os funcionários da Unimed é coerente com as recomendações do próprio MP, da nota técnica do Ministério da Saúde amparada por decisão do Supremo Tribunal Federal e a necessidade de equidade no processo de vacinação.

E afirma que neste momento “somente sejam vacinados trabalhadores da saúde que se amoldam ao preconizado pelo Ministério da Saúde, desse modo deixando de efetuar o processo de imunização, a vacinação de profissionais da Unimed e de outras empresas atuantes na área de saúde que não atuem no enfrentamento direto da Covid-19, sob pena dos responsáveis virem futuramente responder civil e criminalmente por tal ato”.

A prefeitura tem 48 horas para responder as colocações do MP. Até o momento a prefeitura não se manifestou sobre o assunto. A Unimed diz que apenas seguiu uma convocação do município.

Se puder, assine o Plural. Você pode escolher o valor que quer pagar. Isso faz muita diferença para nós: ser financiados por leitoras e leitores. As assinaturas nos mantêm funcionando com uma equipe que hoje tem oito pessoas e dezenas de colaboradores. Somos um jornal que cobre Curitiba em meio aos obstáculos da pandemia e fazemos isso com reportagens objetivas, textos de opinião e de cultura, charges e crônicas. Obrigado pela leitura.

7 comentários sobre “MP diz que responsável por fura-fila da Unimed poderá ser responsabilizado criminalmente

  1. Espero que a excelentíssima secretária da saúde Márcia Huçulak explique a fórmula mágica que permite vacinar trabalhadores de convênios médicos que não atuam na linha de frente, sem contato público. Pelo que parece, a Unimed é a última operadora em Curitiba que teve trabalhadores do administrativo vacinados. Inclusive a Paraná Clínicas também foi vacinada com esta mesma regra, resta saber quantos mais foram.

  2. A responsabilidade maior é da secretaria de saude. Msis uma das suas ações sem pé nem cabeça. Parece que a ciencia passa longe da Secretaria de Saude de Curitiba.

  3. É um desrespeito! Estamos à mercê de politicagem arranjada por todos os âmbitos da administração pública. Meu marido tem 58 anos, é hipertenso, já teve um AVC mas assim como tantas outras pessoas com o mesmo histórico clínico dele, vai ter de esperar “uma brecha” nesse tipo de abuso para ter o direito de receber a vacina.

  4. Seria interessante a Prefeitura também esclarecer a vacinação de estudantes de medicina no dia 08 de maio a partir de terceiro período da faculdade.

  5. O problema não é a prefeitura, nem a empresa.
    O problema é o povo!
    As pessoas que furaram fila sabiam o que estavam fazendo.
    Pilantras, canalhas.
    Povo maldito, estamos no inferno que criamos.

  6. Como acreditar que a prefeitura segue à risca o PNI sendo que vários funcionários que não atuam na linha de frente tomaram vacina, inclusive trabalhadores que estão fazendo jornada demora? É um desrespeito! Espero que não acabe em pizza! 🍕🤬🤬🤬🤬

  7. Não é apenas no Paraná não. Aqui em MG tb ocorreu. E sei de noticias no Brasil todo. Funcionários administrativos, que estão em Home office desde o começo da pandemia, sendo vacinados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Notícias