Aulas presenciais na Rede Estadual só em 1º de março

Ano letivo começa em fevereiro com revisão on-line e treinamento de professores

A Secretaria Estadual de Educação (Seed) publicou no fim da tarde desta terça-feira (9) o cronograma para o início do ano letivo de 2021 na Rede Estadual do Paraná. A volta às aulas presenciais, anunciada para 18 de fevereiro, só deve acontecer a partir de 1º de março. Antes disso, professores e funcionários voltarão para capacitação “pedagógica e sanitária”, pais poderão visitar as escolas para tirar dúvidas e alunos serão recebidos para orientações de segurança contra o coronavírus. A aulas, no entanto, serão iniciadas de forma on-line.

Na tentativa de aprovar com o PL que transforma a Educação em atividade essencial na pandemia – o que garantirá segurança legal para o retorno presencial às escolas -, o governo decidiu manter o início das atividades escolares para 18 de fevereiro, mas este virá marcado por um reforço remoto no aprendizado, com revisão on-line de conteúdos trabalhados em 2020. Ela vai até o fim de fevereiro, pelo aplicativo Aula Paraná, transmitido pela TV aberta, pelo YouTube, e pelo Google Classroom.

De 18 a 28 de fevereiro, o governo vai abrir as escolas para treinar os profissionais da Educação e acolher os pais e estudantes “para melhor compreensão das medidas que serão adotadas dentro das instituições de ensino durante a pandemia”.

De 24 a 26 será o treinamento dos estudantes. “Seguindo escalonamento definido pelas escolas, os próprios alunos serão recebidos para aprender como se portar dentro da escola.”

As aulas presenciais, no modelo híbrido, têm início em 1º de março. “O modelo será iniciado já com os resultados do período das atividades diagnósticas do fim de fevereiro, ou seja, os professores vão saber quais conteúdos deverão ser reforçados e os principais pontos de atenção a serem abordados.”

Em alguns colégios, as aulas presenciais podem começar em 8 de março, como no caso de escolas nas quais existem turmas do Ensino Fundamental e do Ensino Médio no mesmo período.

Todos os estudantes devem receber, até o início da próxima semana, login e senha de acesso aos conteúdos dos aplicativos e plataformas do Governo Estadual. Para quem não tem acesso à internet, serão entregues atividades impressas nos dias 18 e 19 de fevereiro.

Modelo híbrido

O modelo híbrido na Rede Estadual do Paraná será de duas maneiras. Na primeira, a mesma aula poderá ser acompanhada por estudantes em sala de aula e em casa, remotamente pelo Google Meet. A segunda forma do modelo híbrido é o escalonamento, no qual um grupo de estudantes vai às aulas presencialmente em uma semana e, na próxima, esse mesmo grupo acompanha as aulas remotamente de casa.

A adesão ao modelo presencial é escolha dos pais e pode ser comunicada às escolas, de forma remota, por aqui, ou presencial, até o dia 18 de fevereiro.

Cronograma

18 de fevereiro a 26 fevereiro – revisão de conteúdo on-line

18 e 19 de fevereiro – entrega de kits pedagógicos/atividades impressas

18 a 23 de fevereiro – capacitação de professores e funcionários

20 a 27 de fevereiro – visita de pais e responsáveis aos colégios

24 a 26 de fevereiro – alunos recebidos por escalas para orientações contra a Covid-19 e sobre o modelo híbrido

1º de março – retorno das aulas presenciais, no modelo híbrido.

8 de março – retorno das aulas presenciais nos colégios em que Ensino Fundamental e Médio funcionam no mesmo período.

O retorno presencial será feito primeiro pelas turmas com crianças de até 10 anos. Após uma semana, as demais turmas do Ensino Fundamental e, depois de mais uma semana, as turmas de Ensino Médio.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima