Filme usa um senso de humor querido para falar de velhice e morte

No documentário “As mortes de Dick Johnson”, da Netflix, a cineasta Kirsten Johnson mira a câmera para o próprio pai

Dick Johnson aceitou participar do projeto da filha cineasta, Kirsten. Mas Dick não é um personagem típico de documentário. Ele não matou ninguém, não foi acusado de matar ninguém, não é uma figura histórica que influenciou milhões de vidas, não é um artista genial, não descobriu nem inventou nada, não é um chef famoso. Mas é o protagonista de “As mortes de Dick Johnson”.

Dick é um senhor viúvo de 86 anos. Um médico psiquiatra que acabou de fechar o consultório em que trabalhou a vida inteira, em Seattle, no estado de Washington (EUA).

Ele começou a dar sinais sérios de perda de memória: falando de pessoas que já morreram como se estivessem vivas – mesmo tendo sido informado que elas morreram –, esquecendo nomes de gente muito próxima, sofrendo para administrar a agenda de pacientes sem confundir horários.

Uma das coisas extraordinárias a respeito desse senhor parece ser o quanto ele é amado pela família e por amigos. Tanto que a filha não consegue imaginar como será a vida sem ele.

“As mortes de Dick Johnson”

Como uma forma de se preparar para o pior, Kirsten fez então “As mortes de Dick Johnson”, um filme em que imagina vários fins possíveis para o pai. E encena cada um deles com a ajuda de Dick.

Numa cena, ele está caminhando pela calçada e uma impressora enorme cai na sua cabeça – como as bigornas dos desenhos animados. Em outra, também na rua, um operário acerta a cabeça de Dick com uma tábua de madeira e o golpe se revela fatal – como se fosse a versão sinistra de uma gag de comédia muda.

Kirsten Johnson

O mais incrível a respeito do documentário de Kirsten Johnson é a forma como ela consegue usar um senso de humor querido, que brinca com situações absurdas, para falar de medos e tristezas muito humanas.

Os medos e as tristezas têm a ver com a doença de Dick e com perda da autonomia na velhice. É aquele momento em que ocorre uma inversão de papéis e a filha se vê tendo de cuidar do pai que sempre cuidou dela.

Isso não é dito com todas as letras, mas Dick parece sofrer de Alzheimer, mesma doença que afetou sua esposa, a mãe de Kirsten.

O prognóstico é brutal. Se viver o suficiente, ele vai perder a memória e se esquecer de todo mundo, inclusive da filha e de si mesmo.

Mas isso é depois. Agora, Dick Johnson ainda está vivo e está aqui. Isso que é importante.

Onde assistir

“As mortes de Dick Johnson” está em cartaz na Netflix.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima