Aline Zouvi vem a Curitiba lançar a graphic novel “Pigmento”

O evento é gratuito, tem bate-papo mediado pela escritora e tradutora Emanuela Siqueira e também sessão de autógrafos

“Pigmento” – graphic novel de estreia de um dos nomes considerados mais originais da nova geração do quadrinho brasileiro, a autora Aline Zouvi – tem lançamento em Curitiba, neste sábado (27), às 16h, na Itiban Comic Shop. O evento é gratuito e na programação também rola um bate-papo entre Zouvi e a escritora e tradutora Emanuela Siqueira sobre o processo de criação da HQ e com sessão de autógrafos.

“Pigmento”

A graphic novel apresenta aos leitores Clarice, uma jovem tatuadora que não consegue se tatuar, por algum motivo misterioso a tinta não se fixa em sua pele. Então ela conhece Lívia, uma restauradora de livros, e nasce uma relação que muda a vida de ambas. Num universo feito de tinta e símbolos, e repleto de referências (de Emil Ferris a Virginia Woolf, de René Magritte a Ana Cristina César, de Carl G. Jung a Paul B. Preciado), surge uma teia em que desejo, sexualidade e autodescoberta se envolvem com possibilidades do corpo e do inconsciente, em uma história de amor. 

Opiniões

“Uma boa história nunca é menos do que um mergulho. Pigmento leva a gente por tintas e palavras, sobre peles e papéis, até o fundo de ofícios reais e de afetos e conexões inesperadas. Não dá pra sair igual dessa história da Aline Zouvi. Quadrinho serve (também) pra isso.” — Laerte

“Brinco que Aline Zouvi é a nossa Alison Bechdel, mas eu sei que Aline Zouvi é a nossa Aline Zouvi. Acompanho seu trabalho há anos e me emociono a cada quadradinho que leio, pois nos reconheço neles. Esse ‘nós’ fala de um senso de comunidade, com as complexidades, os desejos e os sonhos que nos atravessam. Pigmento vai nos revelando histórias de amores em tempos e caminhos distintos. Nestas páginas tenho a certeza de que estou acompanhada e protegida, pois aqui existe um cuidado generoso para olhar o mundo.” —  Natalia Borges Polesso

Aline Zouvi

Aline Zouvi é artista visual, quadrinista e tradutora. Formou-se em Estudos Literários pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), onde também conquistou o título de mestre com um trabalho sobre a obra da quadrinista norte-americana Alison Bechdel. Desde 2017, tem ministrado oficinas de quadrinhos e criado cartoons, HQs e ilustrações em para veículos como Folha de S. Paulo, piauí, Morel e Quatro Cinco Um. Dentre seus quadrinhos e zines, destacam-se Síncope (autopublicação vencedora do prêmio Dente de Ouro 2018 e finalista do HQMix), Óleo sobre tela (UgraPress), Pão francês (Incompleta, finalista do HQMix e Angelo Agostini), Tradução simultânea (SapataPress) e Não nasci sabendo (Selo Harvi).

Lançamento de “Pigmento”, de Aline Zouvi

Neste sábado (27/4), às 16h, na Itiban Comic Shop (Av. Silva Jardim, 845 – Rebouças – Curitiba). Entrada gratuita. 

São 256 páginas — desenhadas de modo clássico, no papel com pincel e nanquim — brochura, editora Quadrinhos na Cia. Capa: Alissa Queiroz.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima