Biblioteca Pública recebe o lançamento do livro-objeto e exposição “As Lavadeiras”

Com poesia de Edra Moraes e imagens de Dani Chineider, o projeto é uma homenagem à arte de autoria feminina

A exposição “As Lavadeiras” chega à Biblioteca Pública do Paraná (BPP) nesta terça-feira, 7 de maio, chega à Curitiba, na Biblioteca Pública do Paraná. Durante o evento de abertura, também será lançado o livro-objeto do projeto, que nasceu como um varal de poesia e une arte visual com poesia. As obras estiveram anteriormente no Londrix Festival Literário de Londrina, na Semana Literária do SESC Cadeião, e na Biblioteca Pública de Londrina.

Livro-Objeto “As Lavadeiras”

O livro-objeto “As Lavadeiras” apresenta uma “montagem sintática” que integra as linguagens plástica e literária. Composto por 12 cartões postais das obras originais, cada exemplar tem cinco cópias de cada arte, assim os leitores podem compartilhar com amigos enquanto mantêm a coleção completa de 12 cartões. A caixa traz no total 60 cartões postais.

Instalação “As Lavadeiras”

A instalação “As Lavadeiras”, criada pela artista Dani Chineider, transformou as poesias selecionadas de Edra Moraes em 12 telas de 70cm x 1,20m, dispostas em varal que forma um labirinto perfumado de alfazema. Esta homenagem às lavadeiras celebra não apenas seus ofícios, mas também suas histórias de resiliência e superação dos estereótipos de gênero.

Leia também: Artista israelense Adam Leef faz exposição inédita no Brasil

Arte feita por mulheres

Na arte contemporânea, as mulheres continuam a desafiar normas e contribuir de maneira significativa para o cenário artístico global. Edra Moraes e Dani Chineider, responsáveis por “As Lavadeiras”, unem suas vozes para reverenciar mulheres artistas e operárias, reconhecendo suas contribuições para a construção do país.

As artistas

Edra Moraes é escritora, tem sete livros publicados e participação em diversas antologias. Ganhou o Prêmio Bolsa da FBN (2016) para o livro “Para ler enquanto escolhe feijão” (Atrito Arte), traduzido e lançado na Argentina pelo Grupo Editorial Caravana. Em 2022, estreou como contistas com o livro “Dispneia Distópica”, da editora Patuá.

Dani Chineider é artista plástica e arte educadora, autora do projeto oficinas Aquarela com poesia e do projeto Exposição Virtual de Vida Integral 2014-2017. Ela realiza exposições individuais e coletivas, e já foi selecionada por curadorias do Brasil, Espanha, Estados Unidos, México, Portugal. Dani também é Idealizadora do Coletivo Cotidianas.

“As Lavadeiras”

Data do Lançamento: 07 de maio, terça-feira
Horário: 17 horas
Local: Biblioteca Pública do Paraná
Endereço: R. Cândido Lopes, 133 | terceiro andar – setor de Belas Artes
*O livro será comercializado à preço popular: 30 reais
Obs. A Exposição permanece até 24 de maio.
Horário de visitação da exposicão: das 8h30 às 20 horas, de segunda a sexta/sábado, das 9 horas até às 13 horas.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima