18 out 2021 - 21h51

Novas edições de 1984 e romance catalão são destaques de podcast

Podcast “O que ler agora?” fala sobre as novas traduções de George Orwell

George Orwell não só era um grande escritor: é também um escritor que vende muito. Por isso o mercado editorial estava com o dedo no botão prontinho para imprimir milhares de livros dele assim que janeiro de 2021 chegasse. Setenta anos depois da morte do autor, todas as obras dele entraram em domínio público, e isso deu a chance de várias editoras publicarem novas versões para seus clássicos.

O episódio desta semana de “O que ler agora?” fala sobre as novas traduções de “1984” para o português e do que isso representa para o leitor. Agora, além da versão tradicional da Companhia das Letras, o brasileiro pode optar por ler Orwell publicado por editoras como Antofágica, Aleph, Novo Século, Tordesilhas e Buzz. O podcast falou com tradutores de algumas dessas versões para saber o que eles fizeram de diferente e o que o leitor pode esperar.

O podcast também apresenta o belíssimo romance catalão “Canto eu e a montanha dança”, da escritora Irene Solà. O livro, lançado pela Mundaréu, conta uma história sobre a região dos Pireneus de uma maneira inusitada. O primeiro capítulo, por exemplo, que relata a morte de um poeta camponês, é contado pelas nuvens que soltam os raios que o matam. Há capítulos narrados por ossos, pela montanha, por animais e, claro, por pessoas.

“O que ler agora” é produzido em parceria com um pool de editoras independentes. AlephAntofágicaMundaréuOficina Raquel e Rua do Sabão apoiam o projeto.

O podcast está disponível nas principais plataformas para iOS e Android.

Veja o link do episódio em algumas plataformas:

Apple

Deezer

Spotify

Google Podcasts

Podcast Addict

Podchaser

Spreaker

Se puder, assine o Plural. Você pode escolher o valor que quer pagar. Isso faz muita diferença para nós: ser financiados por leitoras e leitores. As assinaturas nos mantêm funcionando com uma equipe que hoje tem oito pessoas e dezenas de colaboradores. Somos um jornal que cobre Curitiba em meio aos obstáculos da pandemia e fazemos isso com reportagens objetivas, textos de opinião e de cultura, charges e crônicas. Obrigado pela leitura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Notícias

Radiocaos Convescote

Neste episódio os textos e ideias prazerosas de Otto Leopoldo Winck, William Cruzoé Teca, Guilherme Zarvos, Sergio Viralobos, Edilson Del Grossi, Gabriele Gomes, Bernardo Pellegrini, Amarildo Anzolin, Francisco Cardoso de Araujo, Marielle Loyola, Flavio Jacobsen, Maurício Popija, Adriano Samniotto, Leonard Cohen, Wally Salomão, Natalia Barros, Trin London, Daniel Quaranta, Marcelo Brum-Lemos, Michel Melamed, Julio Cortazar, Mauricio Pereira, entre outros não menos alvissareiros.

Redação Plural.jor.br