Conselho da UFPR vai decidir sobre suspensão do calendário acadêmico

Reunião no dia 30 de abril debate suspensão das aulas em virtude da greve dos professores

Na próxima terça-feira (30) o Conselho Universitário (Coun) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) se reúne para deliberar sobre a suspensão do calendário acadêmico da instituição.

A reunião do Coun acontece após reunião da reitoria da UFPR com os comandos de greve dos técnicos-administrativos, parados desde o último dia 11 de março, e dos docentes, que começaram a greve dia 15 de abril.

Leia também: União Brasil projeta votação recorde e quer aumentar a bancada Câmara

De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores Educação das Instituições Federais de Ensino Superior no Estado do Paraná (Sinditest) a expectativa é de que os conselheiros aprovem a suspensão.

Entenda

Os primeiros a entrarem em greve foram os servidores técnicos dos institutos e universidades federais do Brasil. Eles requerem, além de melhorias salariais, reestruturação da carreira.

Quase um mês depois dos técnicos, professores também entraram em greve pela recomposição salarial e outros.

O Governo Federal apresentou, na última semana, proposta para ambas as categorias, que aceitaram parcialmente, mas sem suspender a paralisação.

Nesta manhã (25) houve assembleia dos técnicos na UFPR, em Curitiba, que seguindo a orientação do comando nacional decidiram manter a greve. Nesta semana professores aposentados publicaram uma carta falando das perdas salarias e prestando apoio aos grevistas. Leia abaixo:

Na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) a greve também continua, contudo sem previsão de suspensão do calendário. Nesta manhã servidores técnicos da instituição entregaram um documento ao Secretário de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social, Inácio Arruda, que cumpria agenda em Curitiba.

pessoas brancas
Inácio Arruda (ao centro) conversa com grevistas | Foto: divulgação

Além disso, nesta quinta-feira (25) o Instituto Federal do Paraná (IFPR) já determinou a suspensão do calendário.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima