Reitorias da UTFPR e da UFPR emitem notas sobre greve dos professores

Além dos professores, técnicos das duas universidades e do Instituto Federal do Paraná (IFPR) estão em greve há um mês

A partir de segunda-feira (15) docentes da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e da Universidade Federal do Paraná (UFPR) deflagram greve. O movimento é nacional e aderiu à paralisação dos servidores técnicos, que começou no dia 11 de março e envolve também trabalhadores do Instituto Federal do Paraná (IFPR).

Servidores reivindicam melhorias salariais, reestruturação do plano de carreiras e revogação de medidas adotadas pelo Governo Federal durante os mandatos dos ex-presidentes Michel Temer (MDB) e Jair Bolsonaro (PL) que prejudicam a educação pública de Ensino Superior.

Em nota a reitoria da UTFPR disse que “a gestão […] afirma seu compromisso de preservar os servidores que optarem por aderir aos movimentos em questão, sem constrangê-los, assim como tem atuado na greve dos servidores técnico-administrativos em educação, iniciada em março”.

Leia também: Inscrições aberta para Percurso Afro Curitiba do Sismmac

Já a UFPR, também em nota, afirmou que “manifesta respeito às decisões tomadas pela categoria docente, de forma democrática e por maioria de votos e o reconhecimento do direito de greve dos servidores das instituições federais de ensino superior brasileiras”.

Nesta quinta-feira (11) um grupo de trabalho do Ministério a Educação (MEC) se reúne com servidores de todo Brasil para discutir as pautas dos sindicatos.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima