Edgard Luiz Cavalcanti de Albuquerque, um apaixonado pela advocacia

Morte do advogado consternou meio jurídico paranaense

Um apaixonado pela advocacia. Essa será a grande lembrança deixada por Edgard Luiz Cavalcanti de Albuquerque, ex-presidente da seccional do Paraná da Ordem dos Advogados do Brasil. Albuquerque faleceu na quarta-feira (29). O advogado formado na UFPR tinha 82 anos e a causa do falecimento não foi divulgada, mas a morte consternou o meio jurídico. A presidente OAB-Paraná, Marilena Winter, declarou luto oficial de três dias. Por meio das redes sociais a OAB Nacional também enviou condolências aos familiares, bem como o Tribunal de Justiça do Paraná e Instituto de Advogados do Paraná (IAP).

Amigos usaram as redes sociais para lembrar do advogado, que por mais de 50 anos atuou na profissão pela qual era apaixonado. “Em nome da família Salamuni e da Associação de Procuradores do Município de Curitiba, descanse em paz”, publicou Paulo Salamuni, entre as dezenas de mensagens destinadas aos familiares de Edgard Albuquerque.

“Hoje, o Paraná perdeu um de seus grandes advogados. Nosso ex-presidente da OAB-PR Edgard Luiz Cavalcanti de Albuquerque foi um exemplo de pessoa apaixonada pela advocacia e pela OAB. Tinha uma forma peculiar de manifestar as suas opiniões, que sempre foram firmes e corajosas. Era um lorde. Um apaixonado pela família e pelos amigos. Era amigo verdadeiro dos amigos. Quando presidi a OAB-PR, sempre recebi importantes conselhos dele e apoio incondicional”, afirmou o conselheiro federal da OAB, José Augusto Araújo de Noronha.

O Movimento Pró-Paraná (MPP) usou a página oficial do Facebook para homenagear o advogado. “[ele] Deixa como legado seu exemplo de dedicação ao trabalho e ao bem comum. À família e aos amigos, o MPP manifesta sua solidariedade neste momento de dor.”

História

Edgard Albuquerque nasceu em São Paulo, mas aos sete anos mudou-se para Curitiba. O pai dele também era advogado e isso o inspirou a seguir a carreira no Direito.

Ele foi conselheiro seccional, tendo sido membro da 1ª Comissão de Seleção e foi conselheiro federal titular no triênio 2001-2003. Em 2015, completou 50 anos de exercício da advocacia.

O advogado foi casado com Marilu Stellfeld Cavalcanti de Albuquerque, já falecida. O casal teve três filhas, Ana Luiza, Paola, que também já faleceram, e Roberta. Ele deixa filha e netos.

O corpo de Edgard Cavalcanti de Albuquerque será velado até as 15 horas desta quinta-feira (30), na capela mortuária da Comunidade Evangélica Luterana de Curitiba, na rua Ivo Leão, 205, Alto da Glória.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima