Com 6 anos de atraso, e sem a mesma fama, Sergio Moro vira cidadão honorário de Curitiba

A homenagem foi aprovada em 2016, no auge da Lava Jato

Seis anos depois e agora pré-candidato a um cargo público na eleição de outubro, o ex-juiz Sergio Moro (União Brasil) compareceu nesta quinta-feira (30) na Câmara de Vereadores de Curitiba para receber o certificado de cidadão honorário da capital paranaense.

A homenagem foi concedida em 2016, por iniciativa do ex-vereador Chico do Uberaba (PMN), quando a Operação Lava Jato, que alçou Moro ao estrelato nacional, ainda gozava de credibilidade. De acordo com o proponente, o título foi “aprovado por todo o trabalho que o juiz exerceu em favor do país, não só em grandes apreensões, mas na conhecida Operação Lava Jato”.

A lei foi publicada no Diário Oficial do Município (DOM) no dia 18 de abril de 2016, sancionada pelo então prefeito Gustavo Fruet (PDT). No entanto, por conta de sucessivos desencontros de agenda, Moro só recebeu o título agora.

O ex-ministro agradeceu aos vereadores e cidadãos de Curitiba pela homenagem. “Fico honrado por ter recebido o título de cidadão honorário de Curitiba pela Câmara Municipal. Foi aqui, nesta cidade, com o apoio da sociedade, que escrevemos uma bela página na história, a Operação Lava Jato”.

Lava Jato

Sergio Moro foi responsável pela Operação Lava Jato, que deu o apelido de “República de Curitiba” à capital paranaense e que teve o ápice ao mandar prender o ex-presidente Lula (PT) ao investigar esquemas de corrupção na Petrobrás. Com as denúncias da série de reportagens Vaza Jato, Moro foi considerado suspeito pelo Supremo Tribunal Federal e as decisões contra Lula anuladas.

A visibilidade da Operação Lava Jato garantiu a Sérgio Moro status e visibilidade que o tornaram o ‘super ministro’ do presidente Jair Bolsonaro (PL), em 2018. A lua de mel, todavia, durou pouco. Em 2020 desentendimentos com o presidente o fizeram sair do cargo e como havia pedido exoneração do cargo de juiz federal, Moro começou a trabalhar como advogado.

A operação resultou na devolução de R$ 6 bilhões aos cofres públicos por meio de acordos de leniência e delações premiadas, segundo o Ministério Público Federal (MPF), contudo, ficou verificado que o prejuízo causado pelas ações da Lava Jato pode ser 25 vezes maior.

Poder

Embora tenha deixado o governo de forma conflituosa, Moro tinha pretensões políticas. O desejo do ex-juiz, que é natural de Maringá, era concorrer à Presidência da República.

Há duas semanas ele esteve em Curitiba para anunciar a que cargo concorreria pelo Paraná, depois de ter problemas em comprovar o domicílio eleitoral em São Paulo, mas não confirmou candidatura.

Com planos mais singelos, o ex-juiz não descarta a candidatura ao Senado, onde o cenário é mais favorável. Pesquisa feita pela Real Time/ Big Data, encomendada pela RIC TV, mostra que Moro lidera as intenções de voto entre os paranaenses.

Sobre o/a autor/a

5 comentários em “Com 6 anos de atraso, e sem a mesma fama, Sergio Moro vira cidadão honorário de Curitiba”

  1. Leonildo Santana

    Agenda, ele queria titulo global, folha USA, etc. Um incoveniente cidadão paranaense. Lembre q queria concorrer por São Paulo, escurraçaram ele de lá q voltou com o rabinho entre as pernas, coisas de cachorro mesmo. O paranaense que votar nesse sr. para qqer coisa, tem q ser estudado pois caracteriza desvio de carater.

  2. É bastante esclarecedor o fato de a matéria dizer que o justiceiro Sergio Moro foi responsável pela Operação Lava Jato. Num sistema penal democrático Juiz não chefia operação e não combina atos instrutórios com a acusação/defesa. Mas na “República de Curitiba” pode tudo?

  3. Sérgio Ubiratã Alves de Freitas

    O maior criminoso da história recente, responsável por bilhões em prejuízo e milhões de desempregados. Curitiba sendo Curitiba, do fiscal do sarney ao marreco de Maringá.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima