UEM volta atrás e aulas presenciais retornam dia 31

Pressão de alunos pesou na decisão da universidade, tomada cinco dias após a suspensão da presencialidade

Cinco dias após anunciar a decisão de suspender as aulas presenciais, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEP) da Universidade Estadual de Maringá (UEM) votou pelo retorno das atividades. As aulas voltam ainda neste mês, no dia 31. 

O conselho se reuniu ontem (24) e com 112 votos a favor, 22 contra e 1 abstenção, foi decretada a volta das aulas presenciais. No dia 20, o Grupo de Trabalho Técnico de Enfrentamento à Covid-19 da universidade havia decidido suspender a presencialidade, após analisar o aumento de casos do vírus na cidade no Noroeste do estado, e a taxa de leitos UTI adulto, que estava quase em 80%. A medida foi tomada dois dias depois da volta de alunos e professores. 

A apuração dos votos foi acompanhada e confirmada pelo reitor da UEM e presidente do CEP, Julio César Damasceno. A votação ocorreu em reunião extraordinária, depois de um movimento de protesto de acadêmicos, o Movimento Não ao ERE! (Ensino Remoto Emergencial). Estudantes encaminharam um documento ao gabinete da reitoria, propondo o retorno presencial. 

As aulas haviam começado dia 10 de janeiro, remotamente, e ainda são referentes ao segundo semestre de 2021, que vai até o dia 14 de maio. 

Reunião do conselho decidiu pela volta às aulas presenciais. Foto: Portal UEM.

Em boletim divulgado ontem (24), Maringá confirmou, nos últimos três dias, 1.644 novos casos de Covid-19 na cidade. Não houve registro de óbitos. Leitos de UTI adulto na rede privada estão em 59,84%. Já na rede pública, os leitos estão no limite, com 93,33%. Leitos de enfermaria estão em 100%.

De acordo com a UEM, o Grupo de Trabalho Técnico para Gerenciamento de Questões Relativas à Covid-19, continua fazendo o monitoramento da situação da pandemia para orientar a Administração nas decisões pertinentes.

1.644 novos casos de Covid-19

foram confirmados em Maringá, segundo o boletim divulgado segunda-feira (24).

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima