Após pressão dos professores, Ratinho encaminha PL com aumento no pagamento por titulação

Texto foi enviado à Assembleia Legislativa prevê correções entre valores adicionais aos professores e professoras das universidades estaduais

A Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) vaio votar o projeto de lei para aumento nos pagamentos adicionais para os professores e professoras das universidades estaduais conforme a titulação. O texto, de autoria do executivo, foi enviado à Casa na última semana.

Neste ano o governador Ratinho Jr. (PSD) enfrentou greve dos educadores nas universidades estaduais por quase um mês. Em maio docentes da UEL, UEM, UEPG, Unioeste, Unicentro, UENP e Unespar  inciaram a greve que foi suspensa em junho após o Governo do Estado aceitar ouvir as demandas dos grevistas.

Segundo a regional sul do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes) o PL enviado à Alep ainda não atende as demandas totais apresentadas durante a conversa com Ratinho Jr. A insatisfação levou a uma nova ameaça de greve e somente depois deste movimento o Governo encaminhou o PL.

Leia também: PUC debate ensino de História Afro-Brasileira e Africana no mês da Consciência Negra

O projeto prevê correções que variam de 5% a 25% conforme a titulação sobre o salário-base dos professores e professoras. Segundo o Govern, os docentes com especialização passam a receber um adicional de titulação de 30%, os mestres de 60% e os doutores de 105%. Atualmente os percentuais são de 25%, 50% e 80%, respectivamente. A proposta do Governo é que os novos valores sejam aplicados na folha de pagamento a partir de janeiro de 2024, de forma retroativa ao mês de dezembro de 2023.

A Andes, por sua vez, afirma que o valor final do salário bruto será “4% para especialista, 3,23% para mestre, 13,89% para doutor se o docente estiver em início de carreira, ou um pouco menos se já possuir quinquênios”.

Estaduais

O Paraná tem sete universidades estaduais com 445 cursos de graduação, 209 programas de mestrado e 119 de doutorado. No total, conforme o Governo do Estado, são 7.686 professores e professoras: 5.170 efetivos dos quais 4.291 possuem titulação de doutorado, 718 de mestrado e 139 de especialização, além de 2.516 temporários.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima