24 nov 2021 - 19h23

Sejamos todos Gretas, diz professor de Filosofia. Ouça podcast

No segundo episódio de Filosofia Feijão com Arroz, Jelson Oliveira fala sobre ética e meio ambiente

Inspirado na COP26, o podcast Filosofia Feijão com Arroz discute ética, política e meio ambiente. Neste episódio, o professor Jelson Oliveira usa o conhecimento produzido pela filosofia para responder à pergunta: devemos ser todos Greta Thunberg?

Oliveira coloca o meio ambiente como um problema central da ética contemporânea e afirma que ela agora deve se ocupar do mundo extra-humano e do mundo do futuro. O dilema ético é: quem vai falar, se as principais vítimas da agressão histórica que estamos provocando são seres mudos e seres que ainda não existem? 

Trazendo o autor de O princípio da responsabilidade: o ensaio de uma ética para a civilização tecnológica, Hans Jonas, o professor fala da sexta extinção em massa e diz estarmos diante da primeira tarefa cósmica da filosofia.

Podcast

Quem assina o comentário é Jelson de Oliveira, professor do Departamento de Filosofia da PUC. Formado em Filosofia pela UFPR, Jelson Oliveira tem especialização em Sociologia Política e mestrado em História da Filosofia Moderna e Contemporânea pela mesma Universidade e doutorado em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos. É autor de vários livros, sendo o mais recente “A Filosofia Vai ao Museu”.

O podcast vai ao ar com novos episódios duas vezes por semana, às quartas e sábados, e está disponível nas principais plataformas para iOS e Android. 

Ouça o podcast:

Spotify

Deezer

Google

Podcast Addict

Spreaker

Podchaser

JioSaavn

O Plural é um jornal independente mantido pela contribuição de nossos assinantes. Ajude a manter nosso jornalismo de qualidade. Assine o Plural. Você pode escolher o valor que quer pagar. E passa a fazer parte da comunidade mais bacana de Curitiba.

7 comentários sobre “Sejamos todos Gretas, diz professor de Filosofia. Ouça podcast

    1. Oi “Hilário”, deve ser difícil viver num mundo em que uma adolescente causa mais impacto no mundo do que você jamais terá na comunidade em que vive. Um abraço solidário.

  1. Aqui é assim… se vc vai contra o que essa gente pensa, vc é massacrado.

    Quando a pessoa é adolescente, ate tudo bem… mas quando é adulta, ai vc percebe que ha uma grande possibilidade de ser falta de cerebro ou de carater. Ou os dois!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Notícias