Acabar com o sono, a última fronteira do capitalismo

Podcast fala sobre a necessidade da economia capitalista de te deixar sem dormir

O fim do sono é o desejo nem tão secreto do capitalismo tardio. Assim como o ideal na guerra é um soldado que nunca pare, na economia capitalista, o ideal é um trabalhador que não precise seguir os ritmos fisiológicos do sono. O que isso diz sobre o mundo em que vivemos e como isso agride a nossa natureza? Esse é o tema do podcast “Filosofia Feijão com Arroz”, do professor Jelson Oliveira, nesta semana.

Jelson de Oliveira é professor do Departamento de Filosofia da PUC. Formado em Filosofia pela UFPR, Jelson Oliveira tem especialização em Sociologia Política e mestrado em História da Filosofia Moderna e Contemporânea pela mesma Universidade e doutorado em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos. É autor de vários livros, sendo o mais recente “A Filosofia Vai ao Museu”.

podcast Filosofia Feijão com Arroz vai ao ar todas as terças e está disponível nas principais plataformas para iOS e Android. 

Assine o podcast em Spotify, Deezer, Google, Podcast Addict, Spreaker, Podchaser, JioSaavn

Sobre o/a autor/a

1 comentário em “Acabar com o sono, a última fronteira do capitalismo”

  1. Excelentes recortes e destaques. Se já era sufocante perceber que o sono tem sido mero fôlego para manter a produtividade, reconhecer a exploração comercial do sono, sem atenção à qualidade do tempo em que estamos alertas, nos preocupa mais ainda. Agora, a hipótese de se investir na subtração total do sono, começa a parecer menos surreal, insanidade capital.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima