Mortes por Covid-19 diminuem em Curitiba

Média de óbitos diários pela doença é a menor em 46 dias

Esta semana, Curitiba passou a registrar uma diminuição no número de óbitos em decorrência de complicações da Covid-19. Desde domingo (23), a capital registrou, por três dias seguidos, menos de 11 mortes por dia.

Embora alguns dos óbitos divulgados sempre aconteçam em datas anteriores à divulgação, a maior parte das mortes tem sido anunciada até 48 horas após ocorrer. Nos últimos quatro dias, a média ficou em nove mortes diárias, contra 15 óbitos por dia no mesmo período da semana anterior. Na primeira semana de agosto, essa média chegou a 21 mortes por dia.

Ao todo, 943 curitibanos faleceram por conta de complicações da Covid-19. A taxa de mortalidade da cidade, olhando para o total de infectados, que chegou a 30.990, é de 3,04%.

Outras melhoras

O número de casos ativos na cidade também atingiu um dos mais baixos índices dos últimos 46 dias. Com 26.123 pacientes recuperados da doença, a capital tem agora 3.924 pessoas transmitindo o vírus ativamente, na fase aguda da infecção. Número similar havia sido registrado, anteriormente, em 12 de julho quando, após a marca de 3.861 casos ativos, essa quantidade passou a crescer exponencialmente. O maior número de casos ativos registrado foi em 26 de julho, com 7.992 pessoas transmitindo a doença.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a taxa de transmissão do vírus também caiu. Se antes a taxa estava em 0.88, agora esse índice está em 0.76. O dado foi uma das justificativas para a mudança de bandeira, que permitiu o afrouxamento das medidas de isolamento em 18 de agosto. A taxa é o potencial de uma pessoa contaminar outra. O pico desse indicador foi na semana entre 13 e 18 de junho, quando ficou em 1.65.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima