Lava-car pode funcionar durante a crise hídrica?

Não há lei que restrinja o funcionamento desses estabelecimentos, mas práticas sustentáveis devem ser adotadas

Mariana (nome fictício) mora em um apartamento no Sítio Cercado, com vista para duas lojas de carro. Por causa da pandemia, ela está trabalhando de casa e sempre se depara com o desperdício de água dos comerciantes vizinhos. Nos dias de abastecimento, diz que passa a manhã toda ouvindo o barulho da mangueira ligada e vendo carros sendo lavados sem nenhuma consciência.

“Várias pessoas aqui do condomínio já ligaram pra eles e avisaram, com muita educação, que isso não se faz. No começo, os donos diziam que tinham poço artesiano, mas a gente viu a obra acontecendo e sabia que não era verdade”, conta. 

Vista da janela de Mariana

Certo dia, ela viu a mangueira ligada na torneira da rua e ligou para um dos estabelecimentos. “Falei que aquilo era desrespeitoso, sabe? A gente vive numa comunidade. O proprietário veio de novo com o argumento do poço e eu disse que era mentira. Daí ele ficou no veneno, respondeu que gerava empregos e eu era uma desocupada. Pra piorar, depois que desligou o telefone, começou a jogar água pra cima em deboche.”

Não há proibição formal

“Representamos os trabalhadores e sabemos que as empresas de lavagens estão recebendo das equipes da Sanepar uma abordagem socioeducativa sobre a falta de água e seu uso. Mas nós trabalhadores precisamos trabalhar, assim a responsabilidade é dos empregadores”, disse o Sindicato dos Motoristas, Manobristas e Lavadores em Estacionamento do Estado do Paraná (Sintramoc-PR), recomendando que a redação entrasse em contato com o sindicato patronal da categoria para obter dados e/ou um posicionamento mais preciso.

O Plural tentou conversar com a presidência do Sindicato das Empresas de Garagens, Estacionamentos e de Limpeza e Conservação de Veículos do Estado do Paraná (Sindepark-PR) que, por enquanto, não quis dar entrevista sobre o tema. 

Segundo a Companhia de Abastecimento do Paraná (Sanepar), não é possível precisar o gasto dos lava-cars porque os clientes são classificados por segmento: residencial, comercial, industrial e poder público. “Não há uma categorização por ramo de atividade”, afirma a Assessoria de Imprensa.

Além disso, não há lei que proíba o funcionamento dos lava-cars, mas a Companhia não se mostra favorável à lavagem de carros em meio à estiagem. “A Sanepar tem orientado e feito campanha para o uso racional da água, e isso implica em evitar ao máximo a lavagem de carros, calçadas e fachadas.”

Qual é a solução?

“Meu carro está imundo mas, para evitar qualquer desperdício, fico com o carro sujo mesmo. Mas sei que nem todos pensam assim e esse pessoal precisa trabalhar, até porque já teve um baque bem grande por conta da pandemia”, pondera a engenheira civil Mirian Desplanches Mercado, mestre em Gestão Ambiental. 

“Porém, existe, sim, a possibilidade de fazer a higienização sem gastar tanta água”, afirma a profissional. “A mangueira aberta desperdiça muita água, não é legal. Em vez disso, dá pra usar dois baldes de água e uma esponja. Pronto. Outra dica é criar um reservatório para a água da chuva, já que essa atividade não demanda o uso da água potável. Tivemos algumas pancadas de chuva significativas nos últimos dias.” 

Mirian também recomenda que os carros não sejam lavados no sol, porque a água vai evaporar muito rápido. “Opte pela sombra. Outra dica é começar pela parte mais limpa, ou seja, a parte superior do carro, e depois ir descendo. Por último, é bom lembrar que existem produtos de limpeza que podem auxiliar a usar menos água.”

A engenheira lembra ainda que, em tempos de crise, empresas conscientes ganham a preferência dos clientes. “Mostrando que estão fazendo o uso racional da água, eles poderiam até ter uma demanda maior de trabalho.”

Sobre o/a autor/a

3 comentários em “Lava-car pode funcionar durante a crise hídrica?”

  1. Lavava meu carro cada 15 dias em casa. Agora não posso mais lavar por recomendação da Sanepar. A gente passa nos Lavação e está entupido de carros lavando; e flagrante o desperdício de água. Quem conhece os Lavacar sabe que quase todos não possuem poço artesiano. Além de gastarem excessivamente água eu tenho que pagar a lavagem cujo preço está absurdo.

  2. Ja devia ter sido feita a proibição de uso de agua potavel nos lava car… hoje em dia tem a lavagem a seco que gasta cerca de 500ml de agua pra lavar um carro inteiro!!! Não tem mais motivos pra esse desperdicio todo… quando nãp houver mais agua pra beber ai sim que esses ignorantes vão se tocar da idiotice que fizeram…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima