Verão 2023-2024: Baixo risco de desabastecimento no litoral do Paraná

Níveis dos reservatórios está alto e média diária de consumo em dezembro e janeiro quase dobra em relação aos outros meses

Até este domingo (03) o nível dos mananciais e reservatórios do Paraná, de acordo com a Sanepar, estão em 100%, o que deixa a chance de desabastecimento no litoral do Estado muito baixa durante o verão.

Na temporada de verão 2022/2023, conforme informou ao Plural a Sanepar houve casos de baixa pressão na rede, causados por vazamentos ou rompimentos, e “registros pontuais de falta de água”.

Entre os dias 17 de dezembro de 2022 e 2 de janeiro de 2023, o período de grande movimento no litoral do Paraná, a média de consumo d’água chegou a 63 milhões de litros por diários. O primeiro dia do ano teve pico de 93 milhões de litros.

Leia também: Natal e Ano Novo – Curitiba tem restaurantes abertos para as ceias

A média diária normal fora de temporada é de 33 milhões de litros. Em janeiro e fevereiro, período de férias e carnaval, esta cifra chegou a 63 milhões neste ano, segundo dados da Sanepar.

Consumo consciente

Para evitar desabastecimentos a orientação da Sanepar para os consumidores é para que evitem desperdícios.

Dados da Sanepar

Algumas dicas são fechar o registro d’água ao viajar, tomar banhos mais curtos, evitar lavar calçadas e veículos, lavar mais roupas de uma vez.

Em caso de falta de abastecimento basta entrar em contato com a Sanepar por meio do aplicativo ou pelo site.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima