Greca, que manteve indígenas na rua, comemora ajuda a Yanomamis

Greca: #SomosTodosYanomami, mas fechou as portas de Curitiba para indígenas na pandemia

A tragédia do povo Yanomami revelada nas últimas semanas pelo Governo Federal e pelos veículos de imprensa nacional fez o prefeito de Curitiba Rafael Greca (PSD) comemorar o esforço humanitário em prol dos indígenas. O mesmo Greca, porém, fechou a Casa de Passagem Indígena de Curitiba, um espaço dedicado a abrigar as populações originárias que viajam para a capital para vender produtos artesanais e garantir sua subsistência.

A Casa foi fechada pela Fundação de Ação Social (FAS), braço da prefeitura na área social, em 2020, em plena pandemia de Covid-19. Sem abrigo, famílias de indígenas chegaram a montar acampamento no pátio do Palácio das Araucárias, sede do governo do estado.

A Casa é parte da estrutura que acolhia adultos e crianças na capital durante os períodos de venda de. artesanato. Em 2020 e 2021, representantes de indígenas e órgãos de defesa de direitos, como o Ministério Público, reivindicaram a reabertura do espaço junto à prefeitura e ao Governo do Paraná.

Durante esse período a FAS afirmou  que “nunca deixou de atender a demanda por acolhimento da população que necessita, incluindo o segmento indígena”.

Enquanto os órgãos públicos responsáveis não resolviam a situação sobrou para a “ação humanitária” comemorada por Greca e promovida por ongs e voluntários se mobilizar para garantir doações e a venda de produtos dos indígenas.

Com Casa de Passagem fechada, indígenas acampam no Palácio das Araucárias

Depois de quase dois anos fechada, a Casa foi reaberta em outro local. A estrutura, porém, mal voltou. a funcionar e já foi alvo de denúncias. Em julho de 2022 o Plural mostrou que o local tinha indícios de infestação de ratos.

Casa de Passagem indígena tem indícios de infestação de ratos

Sobre o/a autor/a

1 comentário em “Greca, que manteve indígenas na rua, comemora ajuda a Yanomamis”

  1. Mas é claro que ia comemorar, afinal é longe do Estado e da Cidade e se pudesse ainda ia enviar os daqui para lá. Vale lembrar que o prefeito tem nojo de pobre.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima