Campanha contra importunação sexual é lançada durante pré-carnaval curitibano

Objetivo é dar mais segurança às foliãs que aproveitam os blocos na cidade

O pré-carnaval de Curitiba atrai milhares de foliões e foliãs pelas ruas da cidade e para deixar a festa mais segura para as mulheres a assessoria de Direitos Humanos e Políticas para Mulheres lançou uma campanha de combate à importunação sexual. A primeira ação aconteceu neste fim de semana.

De acordo com a prefeitura de Curitiba serão distribuídos leques aos foliões e foliãs com orientações sobre o que configura importunação sexual e quais são os procedimentos em casos de denúncia.

Folia com respeito

De acordo com levantamento do antigo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, divulgados em 2019, denúncias relacionadas à violência sexual contra crianças, adolescentes e mulheres aumentam até 20% no carnaval.

As denúncias podem ser feitas por meio do 153, da Guarda Municipal e também pelo 190, da Polícia Militar. Os crimes de importunação sexual vão desde beijo sem consentimento, puxões e toques no corpo não autorizados até situações m ais graves como ejaculação.

Leia também: Casa da Mulher Brasileira de Curitiba tem média de 35 atendimentos por dia em 2022

Os crimes estão previstos na lei 13.718/2018, que trata de atos libidinosos e a pena pode chegar a 5 anos de reclusão.

Além disso, vítimas de agressões também podem procurar a Casa da Mulher Brasileira de Curitiba que funciona 24 horas por dia, que fica na avenida Paraná, no Cabral, ao lado do terminal.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima