Em meio à pandemia, famílias enfrentam Covid-19 sem água | Jornal Plural
17 mar 2020 - 20h30

Em meio à pandemia, famílias enfrentam Covid-19 sem água

Comunidades relatam reabastecimento escasso e preocupação com falta de água

“A gente é acostumado ao sofrimento”, diz Juliana Teixeira, de 37 anos, moradora e parte da liderança na comunidade 29 de Março, no CIC. Instaladas à beira da Estrada Velha do Barigui, nas proximidades da fábrica da Toshiba, as quatro comunidades – Primavera, Tiradentes, 29 de Março e Dona Cida – enfrentam problemas com o abastecimento de água há pelo menos dois dias.

Em meio ao desabastecimento, pelo qual toda a capital paranaense passa, o fluxo de água na região voltou – em volume reduzido – apenas em parte das comunidades. “É muito pouca água”, relata Edna Elaine Bacili, de 31 anos, moradora e líder na comunidade Dona Cida. “A água vem, mas é bem pouquinha”, salienta Juliana. Algumas família chegaram a comprar galões, na tentativa de amenizar a situação, já que boa parte dos moradores não possui caixas d’água: “Não temos aonde armazenar, estamos sem água”, explica Edna.

Atividades que exigem um maior volume de água, como lavar roupas, tem sido feitas de madrugada – quando há menos pessoas utilizando o recurso escasso. “Como você vai fazer o enfrentamento do Covid-19 sem água?”, questiona a consultora e auditora, Denise Campos. Voluntária nas comunidades, Denise agora organiza uma reclamação formal ao município, pedindo apoio, informação e recursos para o enfrentamento da pandemia por parte das populações mais vulneráveis.

A preocupação maior é que, mais para frente, o problema se agrave quando a quarentena se estender: “Muitas famílias aqui são autônomas, precisam do trabalho do dia para receber. Qual vai ser a atitude das autoridades diante das famílias que não têm condições?”, pergunta Edna.

Por meio de sua assessoria de imprensa, a Sanepar informou que houve a diminuição do fluxo da água liberada, em razão dos níveis baixos nos reservatórios, mas que a orientação é procurar atendimento via 0800 quando não houver aviso de desligamento na região.

Ei, você! O Plural pretende sempre oferecer conteúdo gratuito e de qualidade. Mas isso só é possível se a gente tiver apoio de quem gosta do projeto. Olha só: você entra na nossa lojinha, faz uma assinatura de R$ 15 e ganha um jornal para a cidade. Tá barato, hein?

Um comentário sobre “Em meio à pandemia, famílias enfrentam Covid-19 sem água

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Notícias

Detrator número 41

Ao elaborar o “Mapa de Influenciadores”, uma lista esdrúxula como essa, o governo mostra que não precisa de uma relação de detratores. Ele sabe fazer isso muito bem sozinho

Benett