Paraná tem seis novos casos de coronavírus | Jornal Plural
17 mar 2020 - 19h40

Paraná tem seis novos casos de coronavírus

Ao todo, estado tem 12 casos nas cidades de Cianorte, Campo Largo, Curitiba, Pinhais e Londrina

Nesta terça-feira (17), a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) do Paraná confirmou mais seis casos de infecção pelo Covid-19. Os pacientes estão distribuídos por Cianorte, Campo Largo, Curitiba, Pinhais e Londrina. Ao todo, o estado já soma 12 casos de coronavírus, todos importados – ainda não há registro de transmissão local no Paraná.

Em Cianorte, uma mulher de 62 anos que esteve nos Emirados Árabes em fevereiro, está em isolamento domiciliar depois de ter sido hospitalizada. Seu quadro clínico é considerado moderado. Já em Londrina, a paciente de 52 anos esteve recentemente na Itália.

Na capital paranaense os novos casos são: um homem de 28 anos e uma mulher de 26, que viajaram para São Paulo. O caso confirmado em Campo Largo é de uma mulher de 62 anos que também viajou para a Itália. Ainda na região, em Pinhais, a confirmação refere-se a um homem de 27 anos que esteve em um evento de uma multinacional com um palestrante da Espanha e pessoas de diversos estados do País.

Mudanças nos protocolos

Seguindo orientação do Ministério da Saúde, e diante do aumento do número de casos suspeitos, a Sesa vai adotar nova metodologia para os resultados: a contraprova não será mais exigida pelo Lacen, desde que o laboratório privado que realizar o teste seja credenciado. A medida visa trazer mais rapidez ao resultados. Antes, o protocolo previa que os exames passassem obrigatoriamente pelos Lacens de cada estado, mesmo que já realizados por instituições privadas.

O protocolo do Ministério da Saúde pra que um caso fosse considerado suspeito também foi alterado. Antes novas suspeitas deveriam passar por uma espécie de “validação” da Sesa. Agora, todos os casos adicionados ao sistema pelas unidades de saúde – desde que dentro dos critérios já estabelecidos – serão contabilizados como suspeitos.

Ei, você! O Plural pretende sempre oferecer conteúdo gratuito e de qualidade. Mas isso só é possível se a gente tiver apoio de quem gosta do projeto. Olha só: você entra na nossa lojinha, faz uma assinatura de R$ 15 e ganha um jornal para a cidade. Tá barato, hein?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assuntos:

Últimas Notícias