Curitiba suspende vacinação infantil nesta sexta

Vacinação será retomada na segunda-feira

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Curitiba reorganizará o fluxo de vacinação para Covid-19. Para realizar o ajuste, a vacinação de crianças que aconteceria nesta sexta-feira (28), não acontecerá. 

Ao todo, dez unidades de saúde são exclusivas para vacinação contra Covid de crianças de 5 a 11 anos, com atendimento das 8h às 17h. Segundo a SMS, houve um grande aumento da procura pela vacina de crianças fora da faixa etária convocada no dia. Na quarta-feira (26), foram 2.100 crianças fora da data e ontem (27), 2.300 procuraram a vacinação sem ser parte do público previsto.

Segundo a secretária municipal da Saúde, Márcia Huçulak, esse aumento da demanda de pessoas não programadas para receber a vacina dificulta o trabalho e planejamento das equipes, por isso, a SMS optou em mudar a estratégia da vacinação

Segunda-feira

A imunização para as crianças voltará na próxima segunda-feira (31), agora de forma escalonada, por data de nascimento. Na segunda, poderão receber a primeira dose da vacina, os nascidos entre 1° de janeiro e 30 de junho de 2014. Na terça-feira (1), as crianças nascidas entre 1° de julho e 31 de dezembro de 2014 serão atendidas. 

De acordo com a SMS, a ampliação para novas faixas etárias depende da chegada de novas remessas de imunizantes pediátricos e avaliação de estoque. A vacinação infantil segue nas dez Unidades de Saúde exclusivas, das 8h às 17h. Você pode consultar os locais de vacinação no site Imuniza Já

A SMS orienta que os responsáveis cadastrem a criança previamente no aplicativo Saúde Já, para agilizar o fluxo da vacinação. No dia da vacinação, a criança deve estar acompanhada dos pais ou responsáveis para a assinatura do termo de consentimento, medida exigida por Curitiba e que contraria orientação do Ministério da Saúde. Também é necessário apresentar documento de identificação da criança, juntamente com comprovante de residência em nome do responsável. 

Repescagem

Crianças que perderam a data de vacinação, devem aguardar uma nova convocação. A SMS estabelecerá dias específicos para repescagem, que não acontecerá nos dias de convocação de novas faixas etárias.

Alta demanda

Curitiba vive novo surto de Covid-19, com um grande aumento no número de casos. Também há a epidemia de H3N2. Com isso, a SMS reorganizou o fluxo de atendimento para “manter separadas pessoas com sintomas dos demais atendimentos, destinando as dez unidades exclusivas para a vacinação contra a covid-19 para o público infantil, sem deixar de alocar boa parte da equipe para o atendimento de outras pessoas que apresentam sintomas respiratórios.”

“Além de toda a demanda de pessoas com sintomas respiratórios, temos muitos profissionais afastados com Covid. Este tipo de problema está acontecendo em todos os municípios e serviços de saúde. Estamos atendendo cerca de 7 mil casos por dia de sintomáticos respiratórios nas unidades de saúde e coletando o mesmo número de exames”, relata a secretária Márcia Huçulak.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima