Curitiba registra recorde de óbitos por Covid-19 | Jornal Plural
Clube Kotter
2 jul 2020 - 17h31

Curitiba registra recorde de óbitos por Covid-19

Foram 15 óbitos em decorrência de complicações da infecção pelo coronavírus. Total é de 167 mortes na capital

ATENÇÃO! A divergência entre dados municipais e estaduais acontece pois não há um sistema integrado de informações. Além disso, os critérios de divulgação da Secretaria da Saúde do Paraná e da Secretaria Municipal de Saúde são diferentes. Mais detalhes em breve.

“Vemos um aumento absurdo de casos e de óbitos”, disse nesta quinta-feira (2) a secretária municipal de Saúde, Márcia Huçulak, em live no Facebook. O município registrou um recordes de morte pela Covid-19: foram 15 vítimas, dez morreram ontem. 167 curitibanos perderam a vida para complicações da Covid-19.

As vítimas são nove homens e seis mulheres, 13 deles tinham mais de 60 anos e todos, exceto por uma vítima, tinham fatores de comorbidades. Uma mulher de 46 anos, que apresentou sintomas no dia 12 de junho, foi internada no dia 22 e faleceu após dez dias no hospital. Ela não tinha fatores de risco, mas teve um caso grave da infecção.

14 vítimas estavam internadas em hospitais da capital. No entanto, um dos óbitos é de uma mulher que teve um infarto e foi atendida em uma UPA – na investigação o diagnóstico de Covid foi positivo. A outra morte que aconteceu sem internamento foi um de um homem de 51 anos que teve morte cerebral, mas exame positivo para Covid-19 posteriormente.

A médica infectologista, Marion Burger, afirma que embora as duas mortes possam parecer não ter relação com o coronavírus, estudos já comprovaram que infartos e outros problemas cardíacos podem acontecer por conta da infecção.

Curitiba também registrou, pelo terceiro dia da semana, mais de 400 confirmações da doença: foram 434 novos casos em 24 horas, totalizando 5.957 infecções. Há, ainda, 522 suspeitos, 2.909 recuperados e 2.881 casos ativos – de pessoas que estão transmitindo o vírus.

A secretaria não irá mais divulgar o número de casos descartados, uma vez que entendem que o dado perde relevância epidemiológica com a entrada dos testes de farmácia (que comunicam apenas os casos positivos), e de alguns laboratórios particulares que não informam testes negativos, ou confirmações para outras doenças.

No Paraná

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) divulgou nesta quinta-feira (2) número recorde de casos e mortes pela Covid-19. São 2.060 confirmações e 44 pessoas perderam a vida.

O alcance da doença chegou a mais de 90% dos municípios paranaenses. Dos 399, apenas 36 ainda não registram diagnóstico positivo e, em 36%, 147 cidades, já ocorreram mortes pela doença.

O total de diagnósticos confirmados chega agora a 26.024 casos e 693 mortos entre residentes do Paraná, a partir da divulgação dos casos em 12 de março. Desde o início do monitoramento a Secretaria da Saúde confirmou por dia, em média, 232 diagnósticos positivos em 112 dias. Em relação às mortes, em média, sete pessoas perderam a vida desde o primeiro óbito registrado no Estado, em 27 de março, há 97 dias.

798 pacientes estão internados hoje (quinta-feira). 636 pacientes estão em leitos SUS (220 em UTI e 416 em leitos clínicos/enfermaria) e 162 em leitos da rede particular (61 em UTI e 101 em leitos clínicos/enfermaria). Há outros 741 pacientes internados, 421 em leitos UTI e 320 em enfermaria, que aguardam resultados de exames. Eles estão em leitos das redes pública e particular e são considerados casos suspeitos.

A secretaria informa a morte de mais 44 pacientes, e todos estavam internados. São 21 mulheres e 23 homens, com idades que variam de 38 a 92 anos. Os óbitos ocorreram entre os dias 18 de junho a 2 de julho. Os pacientes que faleceram residiam em Curitiba (15), Colombo (5), Piraquara (4), Cascavel (3), Toledo (2). Um caso em cada um dos seguintes municípios: Araucária, Chopinzinho, Cianorte, Enéas Marques, Fazenda Rio Grande, Guapirama, Ibaiti, Londrina, Lunardelli, Peabiru, Rolândia, Santana do Itararé, São José dos Pinhais, Sengés e União da Vitória. MUNICÍPIOS – 363 cidades paranaenses têm ao menos um caso confirmado pela Covid-19.  Santo Antônio do Paraíso e São Pedro do Ivaí registraram casos pela primeira vez. Em 147 municípios há mortes pela doença.

O monitoramento da Secretaria registra 280 casos de residentes de fora. Treze pessoas morreram.

O boletim desta quinta-feira conta com diversos ajustes: um caso confirmado na data de 22 de junho em Quatro Barras foi transferido para Piraquara. Um óbito confirmado na data de 23 de junho em Francisco Beltrão foi transferido para Marmeleiro. Um caso confirmado na data de 17 de junho em São Sebastião da Amoreira foi excluído por duplicidade de notificação. Um óbito confirmado em Rancho Alegre na data de 22 de maio foi retirado do boletim. Após investigação epidemiológica ficou confirmado como morte por outras causas.

Se puder, assine o Plural. Você pode escolher o valor que quer pagar. Isso faz muita diferença para nós: ser financiados por leitoras e leitores. As assinaturas nos mantêm funcionando com uma equipe que hoje tem oito pessoas e dezenas de colaboradores. Somos um jornal que cobre Curitiba em meio aos obstáculos da pandemia e fazemos isso com reportagens objetivas, textos de opinião e de cultura, charges e crônicas. Obrigado pela leitura.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Notícias