Metalúrgicos da Renault em São José dos Pinhais entram em greve

Fábrica paranaense produz cinco modelos de veículos e ficará 100% parada

Os metalúrgicos da fábrica Renault em São José dos Pinhais decidiram entrar em greve por não concordarem com a proposta da montadora para pagar a Participação nos Lucros e Resultados (PLR) e também pela negociação do reajuste salarial. Os trabalhadores da Horse, fábrica de motores que fica dentro da Renault, também decidiram pela paralisação.

No total, a fábrica da montadora francesa tem cinco mil trabalhadores no Paraná, sendo 3,5 mil na produção e 1,5 mil no administrativo. A Renault fabrica em São José dos Pinhais cinco modelos de sua linha: Kwid, Oroch, Duster, Master e Kardian SUV. A produção diária da fábrica hoje é de 800 veículos, mas a pleno vapor a capacidade é de 1.380 veículos/dia.

A Renault propôs pagar aos trabalhadores a primeira parcela do PLR nesta semana (o equivalente a R$ 18 mil e continuar a negociação do valor da segunda parcela e da data base com o sindicato. Os trabalhadores querem uma proposta que contemple o valor total da PLR e a data base com aumento real nos salários e no vale mercado.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima