Curitiba chega a 90 casos de coronavírus

Com novas confirmações, Secretaria de Saúde salienta que distanciamento social será necessário ao longo de vários meses

Nesta terça-feira (31), a Secretaria de Saúde de Curitiba confirmou 11 novos casos da covid-19. Ao todo, a cidade tem 90 confirmações – com 42 pacientes que já se recuperaram da doença -, 209 casos sob investigação e 553 descartados.

A capital paranaense ainda não registrou óbitos confirmados pelo novo coronavírus. De acordo com a Secretaria, 20 óbitos por infecções respiratórias foram examinados: 14 deram negativo para a covid-19, outros seis ainda aguardam resultados.

Dos 48 pacientes que ainda estão com a doença, 15 seguem internados. Sete estão em unidades de tratamento intensivo (UTIs), fazendo uso de suporte respiratório. Entre eles, o médico da UPA Boqueirão, o doutor Jamal, que apesar da gravidade do quadro segue estável.

A prioridade na realização de teste para o novo coronavírus segue sendo das pessoas internadas por infecções respiratórias. Casos leves só passarão a ser testados quando houver teste sorológicos disponíveis.

“É uma nova era, um novo tempo. Nós vamos ter que conviver, aprender a viver com o vírus no nosso meio”, afirmou a secretaria municipal da Saúde de Curitiba, Márcia Huçulak. De acordo com a infectologista da Secretaria, Marion Burger, os cuidados da população com a pandemia terão que continuar pelos próximos quatro meses.

A infectologista também ressalta que pessoas que apresentem qualquer quadro respiratório nos próximos meses devem se manter em isolamento domiciliar – sem contato com outras pessoas, e sem sair de casa – mesmo sem confirmação da infecção pelo novo coronavírus. “Com isso, metade do caminho já vai estar andado”, disse.

Quem precisar de orientação médica pode solicitar atendimento pelo telefone 3350-9000. A médica também salienta que muitos pacientes diagnosticados com a covid-19 apresentaram sintomas de resfriado nos primeiros dias, com piora dos sintomas – como falta de ar – por volta do sexto ou sétimo dia de infecção.

No Paraná

Também nesta terça-feira (31), a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) do Paraná confirmou 25 novos casos da doença. São 14 mulheres e 11 homens com idades entre 28 e 72 anos, que tiveram resultado positivo para Covid-19.

O Estado tem agora 185 casos confirmados e, destes, três óbitos. Foram descartados 2.960 casos e há 521 em investigação.

Os pacientes dos novos casos residem em Curitiba (10), Cascavel (2), Lapa (1), Vere (1), Quatro Barras (1), Telêmaco Borba (1), Campo Mourão (1), Maringá (1), Pinhais (1), São José dos Pinhais (2), Londrina (2), Francisco Beltrão (1). Um dos casos confirmados em terras paranaenses é de um morador de Niterói (RJ).

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima