Depois de ter candidatura por SP barrada, Moro diz que está “radiante” em voltar ao Paraná, mas não confirma se vai concorrer às eleições

Ex-juiz não descarta concorrer ao Senado ou a uma vaga na Câmara Federal

O ex-ministro Sergio Moro (União Brasil), em coletiva de imprensa em Curitiba nesta terça-feira (14), ao contrário do que se esperava, não anunciou a candidatura a nenhum cargo eletivo pelo Paraná, depois de ser barrado pela Justiça para concorrer em São Paulo.

Moro reiterou que discorda da decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e afirmou que “respeita as instituições”. “[Há] muitas dúvidas sobre o que eu irei fazer no Paraná. No fundo meu objetivo primário agora é circular o Paraná e me reconectar ao povo. E essa decisão [da candidatura] vai ser tomada adiante”, disse o ex-juiz.

Sergio Moro falou que a Lava-Jato foi a “maior operação de combate à corrupção da história do Brasil” e aproveitou a oportunidade para jogar holofotes sobre a esposa, Rosângela Moro, cujo domicílio eleitoral está em São Paulo. De acordo com ele, há possibilidade de que a cônjuge concorra nas próximas eleições.

Apesar de não ter dados mais detalhes sobre o futuro político, o ex-juiz não descartou a possibilidade de concorrer ao Senado, Câmara Federal e até mesmo ao governo do Estado.

“República de Curitiba”

Durante a entrevista, Moro citou a “República de Curitiba”, apelido dado à capital paranaense no auge da operação Lava-Jato, que levou a prisão de figuras importantes do tabuleiro político, como o ex-presidente Lula. A partir disso, ele se tornou ministro do presidente Jair Bolsonaro (PL), com quem rompeu após anunciar a saída da pasta.

A notoriedade da operação, que, de acordo com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), Central Única dos Trabalhadores (CUT) e Instituto de Estudos Estratégicos de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (Ineep), causou um rombo econômico de aproximadamente R$ 153 bilhões, mais de 25 vezes o valor recuperado durante as investigações.

Apesar disso, Moro disse que deseja “recolocar o Paraná no centro dos acontecimentos do Brasil” e quer “tornar o Paraná livre de corrupção”.

Xadrez

A possível candidatura de Moro no Paraná pode gerar animosidades. Se concorrer ao Senado, ele pode prejudicar a campanha do candidato à reeleição Alvaro Dias (Podemos). Já na Câmara Federal, ele dividiria votos com Deltan Dallagnol (Podemos) que também integrou a força-tarefa da Lava-Jato. A possibilidade mais remota de pleitear ao cargo de governador, por sua vez, pode ser um tiro no pé já que Ratinho Jr. (PSD) é apoiado por Bolsonaro e lidera a corrida.

Sobre o/a autor/a

1 comentário em “Depois de ter candidatura por SP barrada, Moro diz que está “radiante” em voltar ao Paraná, mas não confirma se vai concorrer às eleições”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima