Voe Paraná inicia operação de 10 novos destinos dentro do estado

O programa regional de aviação pretende conectar a capital com as cidades do interior

O Voe Paraná, programa regional de aviação, em parceria com a Azul Linhas Aéreas, iniciou a operação de dez novos destinos de voos dentro do estado. Todos conectam a capital paranaense a cidades do interior do Paraná.

Os novos destinos representam um avanço na infraestrutura, logística de atração de investimentos para o estado. A facilidade de deslocamento, em menor tempo, é interessante para os empresários e estimula o desenvolvimento, o que resulta em aumento de renda e emprego.

Capacidade

Os voos serão realizados com o Cessna Gran Caravan, modelo de avião utilizado pela Azul Conecta, empresa sub-regional da Azul, e tem capacidade para nove clientes. O modelo é bastante seguro e utilizado por polícias no Brasil todo. O avião está em uma categoria abaixo dos bimotores, que são mais seguros por conta da redundância. Mas os monomotores têm um nível de segurança adequado para transporte de poucos passageiros.

Regras

As regras da Agência Nacional de Aviação (ANAC), são proporcionais à exposição ao risco: quanto mais pessoas a bordo e quando maior a aeronave, mais exigentes são as regras. Por hora, os aeroportos do interior não preenchem os critérios necessários para receber voos maiores.

O Paraná possui projetos de ampliação, manutenção e modernização de 14 aeroportos nos próximos anos. As obras serão custeadas com recursos públicos e privados, os investimentos são da ordem de R$1,5 bilhão.

Novos destinos

Os municípios de Umuarama, Cianorte, Telêmaco Borba, Arapongas, Campo Mourão, Apucarana, Guaíra, Francisco Beltrão, Cornélio Procópio e União da Vitória passaram a receber voos vindos da Capital, de três a quatro vezes na semana.

Valores

Uma passagem de ida e volta de Curitiba a União da Vitória, por exemplo, custa, em média, 368 reais e o voo tem duração de 01h10. De ônibus, a mesma viagem custa 272 reais e com duração de 6h30. Outra opção, para o mesmo destino, custa 371 reais e tem duração de 23h, pois há conexão em São Paulo. De Curitiba a Arapongas, o trajeto de ônibus custa 300 reais e a viagem dura de 7 a 12 horas, dependendo se há conexão em outras cidades ou não. De avião, o mesmo trajeto custa, em média, 360 reais, com duração de 1h30.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima