Cartórios aumentam oferta de serviços digitais

Segundo o Relatório Anual Cartório em Números, as atividades migraram para o meio eletrônico de forma mais acentuada por conta da pandemia

Em decorrência da pandemia de Covid-19, os cartórios brasileiros precisaram mudar sua forma de atuação: neste ano, eles concluem a migração completa dos serviços para o meio eletrônico. É o que mostra a terceira edição do Relatório Anual Cartório em Números, que compila informações de todas as 13.440 unidades distribuídas pelo país.

Conforme a publicação, os cartórios brasileiros prestam, hoje, mais de 150 serviços de forma totalmente digital, o que corresponde a 92,9% de toda atividade cartorial. Desde o início da pandemia, foram 280 milhões de atendimentos online.

Em todos os tipos de cartórios do país, a quantidade de serviços realizados pela internet superou as solicitações físicas. Nos Cartórios de Registro Civil, por exemplo, enquanto mais de 1.4 milhão de certidões eletrônicas foram emitidas por meio do serviço disponibilizado pela Central de Informações do Registro Civil (CRC Nacional) em 2021, apenas 150 mil foram certidões em papel.

Quanto ao Cartório de Notas, 99% das atividades registrais e notariais já são realizadas de forma online, principalmente por conta do lançamento da plataforma e-Notariado. Pela internet, é possível fazer escrituras de compra e venda de imóveis, doação, divórcios, inventários, partilhas, testamentos, pactos antenupciais, apostilamento e reconhecimento de firma por autenticidade. Só neste ano, no Paraná, foram quase 13 mil serviços prestados de forma online.

Mesmo antes do confinamento imposto pela pandemia, que acelerou o processo de deslocamento dos serviços para a internet, os Cartórios de Protesto já atuavam forma digital, prestando quase 100% dos atendimentos – que vão de pesquisar protesto, enviar títulos para protesto, realizar o pagamento e o cancelamento do ato, a solicitar certidões negativas e positivas – remotamente. Em 2021, foram 101.8 milhões de consultas de protestos.

Por fim, os Cartórios de Registro de Imóveis, que operam de forma digital por meio do Operador Nacional do Registro de Imóveis (ONR), registraram mais de 861 mil solicitações de serviços online, vindas de 17 estados, em setembro de 2021, primeiro mês de funcionamento do ONR. Já a plataforma dos Cartórios de Registro de Títulos e Documentos computa mais de 320 pedidos envolvendo atos relacionados a pessoas jurídicas do Brasil.

Sobre o/a autor/a

1 comentário em “Cartórios aumentam oferta de serviços digitais”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima