Em um ano, 5 de 13 reuniões do Comitê LGBTI+ ficaram sem quórum

Grupo tem a responsabilidade de acompanhar políticas de defesa e promoção da população LGBTI+ no Governo do Paraná

As reuniões do Comitê LGBTI+ do Governo do Paraná tem registrado baixa participação, especialmente dos conselheiros representantes da sociedade. O Plural sistematizou a presença dos integrantes do órgão em 13 reuniões de janeiro de 2023 a março de 2024. No período, o grupo que tem 18 componentes mais 18 suplentes conseguiu reunir, no máximo, 15 pessoas. Mas a média de presenças no período foi de 9,9 pessoas, abaixo do quórum, que é de 10 integrantes.

A falta de conselheiros nas reuniões nesse momento levou a a coordenadora do Comitê, Bruna Ravena Braga, da Casa de Malhú, a registrar em ata sua frustração com a situação: “A princípio, Bruna saudou a todos (as/es) e registrou que deveriam aguardar os 15 minutos regimentais para preenchimento de quórum. Após aguardar o tempo regimental, destacou a importância da reunião para as políticas LGBTI+ no Paraná e que é, inadmissível, tamanho esvaziamento neste momento”.

A ausência de conselheiros nas reuniões foi mais acentuada entre os representantes da sociedade civil. A composição do comitê é de 50% de integrantes do Governo e 50% de representantes da sociedade. Com menos representantes civis nas reuniões, as eventuais decisões do grupo tendem a seguir a linha de ação governo de Ratinho Júnior, que é conservador.

Atualmente o Comitê trabalha para estruturar a Conferência Estadual da área, que irá discutir e votar elementos da política do setor para os próximos anos e encaminhar o documento paranaense para a conferência nacional.

Sobre o/a autor/a

2 comentários em “Em um ano, 5 de 13 reuniões do Comitê LGBTI+ ficaram sem quórum”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima